terça-feira, 21 de novembro de 2017

Maratona de Lisboa 2017 - Apoio ao Gajo (aka marido)


 Mantendo o tema do apoio que as mulheres/namoradas/amigas coloridas, dão nas provas e os stresses e peripécias porque passam (principalmente quando acompanhadas com filhotes), vou aproveitar para contar como foi a minha primeira maratona…

Calma, calma a ET não correu os 42 e qualquer coisa kms da maratona, fiz bem mais de carro, metro, comboio e muito a pé, com a mini ET, também conta, não??
Só não passei na meta e não recebi um geladinho (ao contrário da mini ET e de muitos “atletas” que vi no comboio).

No dia anterior tínhamos combinado tudo. O meu grande “problema” era a mini ET que está numa fase pré adolescente e anda impossível, não quer fazer nada. Consegui alicia la com a passagem na meta com o pai, que é algo que ela ainda adora fazer.

Fizemos uns cartazes e tudo…

Foi o único cartaz que sobrou 


O dia começou bem cedo. Os nervos estavam à flor da pele. Era a primeira maratona do gajo. Fiquei sempre com a ideia de que ele não tinha treinado o suficiente, alem disso uns dias antes tinha andado a ler sobre o que podia acontecer a quem corre uma maratona (era só desgraças)…

Acho que nunca tinha ficado tão nervosa, nem para uma das minhas provas…

E lá fomos nós de carro para Lisboa. Levei a minha mala de trail que é bem grande e dá para encher com o que precisava para o gajo e para a mini ET. Uma t-shirt seca, um saco para pôr a t-shirt suada do gajo, garrafas de água, bolachas, bolinhos, mel, marmelada e géis para o maratonista, ou para alguém que precisasse...

Deixei o carro no Saldanha e toca a apanhar o metro até ao Cais do Sodré, para apanhar o comboio das 9. A ideia era ir a meio da prova, por volta dos 21km, em Carcavelos. O metro estava apilhado de malta para os 21km. Chegamos ao Cais do Sodré mesmo a tempo, tive que obrigar a mini ET a correr um bocadinho para ultrapassarmos os turistas que só empatavam. Tadinha ela vinha ainda meio a dormir… O percurso para Carcavelos foi pacifico q.b. …

- Maaaeeee faz me festinhas na cabeça!!!!!

- Maaaeeeeee falta muito????

- Maaaaeeeeeee tenho fome!!!!

- Maaaaaeeee tenho sede!!!

Felizmente lá chegamos… Da estação até à marginal ainda são uns 700m e eu estava com medo de não apanhar o gajo…

Chegadas à marginal ficamos num ponto estratégico, a seguir à rotunda e esperamos. Não estava a passar muita gente. Eis que passa o N, um colega que foi o desafiador do gajo para a maratona. Foi também a primeira maratona dele, e acabou aquilo em 3h17m (e foi nas calmas, estava com receio de puxar muito e depois não aguentava)…

- Maaaaaeeeeeeeeeee, o pai?????

- Maaaaaeeeeeeeeee, falta muito???

- Maaaeeeeeeeeee, estou aborrecida!!!

Aguenta coração

Deixei-a a jogar no telemóvel e fui para a rotunda, que é um pouco elevada. E esperei. Parecia uma maluquinha a olhar para a frente e para trás, para ter a certeza de que a mini ET não me desaparecia.

Esperei, esperei… Estava pronta, com a tshirt seca na mão e o bolso da frente da mochila cheio de géis… Esperei com a barriga cheia de borboletas, e eis que o vejo. Faço sinal para a pequena:

- O pai vem aí, prepara o teu cartaz!!!

Foi tanta a emoção, principalmente quando ele me viu e começou a sorrir. Ai a lágrima marota… É nesta altura que percebo que valeu a pena acordar cedo e fazer estes kms todos. Aquele sorriso valeu por tudo… E o sorriso orgulhoso da mini ET, sem preço…

Então ponho me a correr ao lado dele (nestas alturas até bato records de velocidade e resistência), ele tira a camisola encharcada em suor e eu dou lhe uma seca e cheirosa e os géis para o resto da prova. 

Trocamos umas palavras, ele vem bem.

- Vou tentar estar nos 30km, e na meta. Boa prova e diverte te!!!

E deixo o ir…

Pego na min ET e vamos de volta para o comboio. Começo a estudar o horário… No caminho para Carcavelos tinha estado com atenção para conseguir perceber qual seria a melhor estação para o apanhar por volta dos 30km. Ao mesmo tempo que dava atenção à mini ET, falava no chat com um amigo que me ia indicando onde seria o melhor local para parar, e ia vendo a app da maratona no telemóvel. Decidi arriscar tudo e parar em Algés. Tinha receio de não ter tempo para estar na meta.

No comboio ia muita gente com dorsais, não quero ser má língua, mas houve muito boa gente que fez parte do percurso de comboio. Não consigo entender isso, como é que essa malta tem a lata de andar a gabar se de fazer uma maratona??? Dormem bem à noite??

Bem continuando, lá paramos em Algés. E esperamos… Connosco veio uma francesa que estava também em Carcavelos a apoiar o pessoal a gritar:

Allez, allez, allez!!!

Em Algés também lá estava. Tínhamos um limite para estar em Algés, ou corríamos o risco de não estar a tempo na meta.

Tinha ouvido tanta gente a falar do homem da marreta, que achei que devia de estar a apoiar o gajo na zona dos 30km.

Estava um calor abrasador (a maratona foi no fatídico dia 15 de Outubro) e a mini ET estava cheia de calor.

- Maaaaaaaeeeeeeee tenho calor!!!

- Maaaaeeeeeeeeeee quando é que chega o pai??

- Maaaaaaaaaaaeeeeeeeeeee &%%&/&#&%/()/(//(&(%&&/%/(%/&&#$#!!!

Chegou a uma altura que já não ouvia nada…

- Vamos ver se o pai vem aí!!

O tempo estava a passar e resolvi andar para trás para ir de encontro a ele, alem de que estava calor demais para ficarmos paradas.

- Maaaaaeeeeeee tenho calor!!!!!

- Maaaeeeeeeee vais muito depressa!!!

- Maaaaaaaeeeeeeeeee doem me os pés!!

- Anda lá, vamos buscar o pai!!!

Já tínhamos andado uns 500m quando o vemos, e novamente o sorriso. Bolas, valeu mesmo a pena. E lá fomos as duas a correr ao lado dele até à estação de Algés. Ele já vinha a rebentar, vinha à rasca das pernas, mas percebi que a energia dele foi recarregada. Valeu mesmo a pena. Até a miúda esqueceu o calor e a dor nos pés, foi uma valente.

E lá vai ele lá ao fundo



E de volta ao comboio, juntamente com a francesa lol.

Próxima paragem Cais do Sodré. E toca a ir até ao Terreiro do Paço, onde era a meta. Fartamos nos de andar porque era longe. Chegadas lá fomos dar uma volta para perceber onde era o melhor sitio para a mini ET passar a meta com o pai…

Ainda encontramos o N, fresquinho, nem parecia que tinha acabado de correr 42km (e mais qualquer coisa).
E eis que chega o momento, o gajo vinha lá ao fundo. Toca a preparar tudo para o grande final.
Ele passa, feliz, e leva a miúda. Eu sigo do lado de fora a correr que nem uma louca, por um corredor estreitinho, a empurrar toda a gente (peço desculpa se mandei alguém ao chão) até que chego a um sitio onde já não dá para ir mais. Mas consegui vê los passar a meta… 
A NOSSA medalha (sim é dos três)

Que orgulho…


E foi assim a história de uma ET na maratona, foi cansativo…

10 comentários:

  1. Muito, muito bom! Por favor continua a fazer estas publicações! Parabéns aos 3!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, p.f. convence a tua mulher a partilhar as histórias dela!!!

      Também já aconteceu mandar um sms ao gajo (enquanto ele estava numa prova), assim:
      "Estupido, se ficares pior ainda te dou um pontapé na perna"

      É que o sr. gajo foi fazer um trail de 30km 1 semana depois de ter torcido o pé...

      Eliminar
  2. Não foi nada comigo e até eu fiquei emocionada ;)

    É tão, mas tão importante esse apoio!

    Continua assim :)

    ResponderEliminar
  3. Foi uma correria para todos! :)
    Parabéns aos 3!

    ResponderEliminar
  4. ET... quem está numa Maratona sabe bem como as emoções e sensibilidade estão à flor da pele. Por isso, o ver alguém especial, cai sempre bem fundo no coração, dando-lhe uma preciosa ajuda. Acredita o bem que faz!!!

    E sim, a medalha é dos 3

    Beijinhos e muitos, muitos parabéns aos 3!

    ps - Sobre o que contas de atletas no comboio... Eu já vi de tudo. E não, não consigo compreender como há pessoas que vão para o Facebook mostrar fotos com medalha ao peito quando não fizeram a distância mítica. É como perguntas, como dormirão à noite? Ou então dormem que nem uma pedra pois revelaram que não têm consciência alguma. Em Lisboa, é o comboio, no Porto é o aproveitarem haver vários retornos. Enfim... Eu posso acabar lá atrás, muito atrás, mas é um orgulho desmedido o sentir que venci a distância. E isso, nunca saberão o que é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa me a acreditar que há pessoas que fazem esse tipo de batota.
      Eu conheço uma "maratonista" que tirou as suas fotos com a medalha, a gabar se de ter feito a maratona, mas esqueceu se que o Strava gravou a prova...

      Eliminar
  5. Sabes bem que este é um assunto que me é muito querido e foi um prazer ter acompanhado esta tua/vossa aventura neste dia. Beijinho muito grande! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por teres sido o amigo que ia dando as indicações, ajudaste a diminuir o stress.
      **

      Eliminar