segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A ET e os caminhantes profissionais, em Alcanena…

Pois é, este domingo deparei me com uma nova realidade, os caminhantes profissionais… 
Temos os corredores de estrada profissionais, que correm de camisola manga cava, com micro calções, os traillers profissionais com as suas extensas barbas e buffs da Buff e espantem se, há os caminhantes profissionais (professional walkers lol)… Estes vestem se normalmente de verde tropa ou castanho escuro (a meu ver é um perigo, porque partilham o local de caminhada com os caçadores de domingo), com calças impermeáveis, e longas capas. As botas de “caminhante” são essenciais assim como as malas gigantes e os bastões…

Isto tudo porquê??? Porque este domingo aqui a ET foi com o pessoal a Alcanena, a uma prova de trail gratuita. Ui ET, prova gratuita, deve ter sido uma porcaria, dizem vocês!!!
Noop, se metade das provas a pagar tivessem a qualidade do Alcanena Trail, viveríamos num mundo “running” melhor…

Chegamos para levantar os dorsais, e tivemos direito a Tshirt da prova (de boa qualidade), senha para almoçar e pasmem se, pequeno almoço, com bebidas quentes, pasteis de nata e coscorões…

Huuummmm


Tinha me inscrito no trail de 14km, mas como estou CANSADA de ser a ultima e de conhecer SEMPRE os vassouras, fiz uma inscrição de ultima hora para a caminhada, que também tinha 14km… Que seca, caminhar na planície e na vila, com senhoras de meia idade e casais fofos com carrinhos de bebé, pensam vocês…

Enquanto me deliciava com um pastel de nata (comi poucos, juro!!) ouvi alguém a recomendar atenção no trilho do Russo, que é uma descida perigosa cheia de pedras e lama, um grande declive que numa zona tinha a particularidade de caso alguém escorregasse teria que descer a serra a rebolar, que imagem fofa!!! Tratei de passar a mensagem ao pessoal. Eu fiquei descansada porque a caminhada havia de ter um percurso alternativo… Toma malta do trail!!! Vocês vão correr risco de vida e a ET vai passear à serra ahhhhh!!!

Antes da prova de trail dos 14 e dos 25 começar, juntam se todos para a foto (todos menos a ET que era a única walker do grupo) e senti o olho húmido, deve ter sido da chuva… 
E eis que vão e de repente fico sozinha no meio de caminhantes profissionais com botas Quechua… Senti me uma ET, ohhh pah mas eu já sou ET, mau, mas mudei de planeta??? Não há ninguém de ténis?? Onde estão as senhoras de calças de ganga e os casais com carrinhos de bebé??? Deve ser da chuva, a tempestade Ana estava a chegar…

O senhor responsável pela caminhada, faz um pequeno discurso:
“Blá, blá, blá quem me passar fica à sua responsabilidade… Blá, blá, blá na subida o grupo vai dividir se…”

Subida??? Mas não é caminhada??? Deve ser uma subidita soft…

E lá vamos nós. Tentei ficar ao pé do líder, bolas estou farta de vassouras… Mas não estava fácil os trilhos eram estreitos, cheios de lama e possas de água (tinha chovido a noite toda) e para além dos profissionais, havia um grupo de walkers semi profissionais, com chapéus de chuva, sim aqui a ET ía ficando com os olhos vazados à conta da porcaria dos chapéus de chuva…

Mesmo com os phones nos ouvidos com musica a altos berros (sim, sim sou anti social, não quero conversa com ninguém) conseguia ouvir os tiros dos caçadores domingueiros.

A certa altura começamos a subir, mas a subir mesmo, não havia subida soft, havia uma subida diabólica, com pedras e lama à mistura, e uma bonita ribanceira mesmo ao meu lado… A certa altura comecei a sentir umas tonturas, pois ia concentrada a olhar para baixo, mas a minha visão periférica estava também concentrada na ribanceira fofa, do meu lado esquerdo… E assim com Sigur Rós nos ouvidos pensei que se caísse, morria feliz…
Foi uma subida lixada à brava, mas lá em cima esqueci as vertigens e perdi uns minutos a apreciar a paisagem maravilhosa…






A subidita, do lado esquerdo

Depois da subida caminhei em terreno plano, cheio de lama e pedras, até que chego a uma descida, o trilho do russo… Mas… Então??? As partes difíceis não eram para o trail perguntam vocês!! Noop, a caminhada fez exactamente o mesmo percurso do trail curto, mas com dificuldade acrescida, depois de todos do trail terem pisado a lama, esta fica mais apurada e escorregadia, sim a caminhada foi a prova mais difícil de ontem…
À minha frente estava um casal de tenis!!! Aleluia, ele com os seus Saloman e ela com uns Merrell, fui atrás deles uns metros, mas cheguei à triste conclusão que eles estavam piores que eu, passei os e lá fui à procura de trilhos que não fossem rios de lama... Felizmente safei me no trilho do russo, que era uma descida muito perigosa, e no final desse trilho tivemos estrada. A partir desse momento senti me mais à vontade, e corri, na estrada, nos trilhos, sem stress, só eu a minha musica e a natureza… Maravilha…

Maravilha

No final tivemos sopa quentinha, porco no espeto (à descrição), frango, salgados, pasteis de nata e um banho quente…
Deliciosa

Foi uma festa, juntamos nos a outro grupo amigo e super animado. Tínhamos chouriço que um colega assou, queijo, bolos, vinho, jeropiga caseira, eu sei lá…

Ninguém bebeu...
O chouriço e o salpicão...

Nem provei...


Uma prova a repetir, superou as expectativas de toda a gente… Comida sem restrições, marcações perfeitas, trilhos desafiantes, banhos quentes, e grátis!!! Para o ano estamos lá outra vez!!

18 comentários:

  1. Bom aspecto e aqui mesmo ao lado, para o ano tenho que ir! Ah, para mim a descrição "aquele pessoal com buffs da Buff" ganha sempre eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma serra muito interessante, tens que a explorar!!!
      Também és um profissional do trail?? Lembrei me desta descrição porque ontem o meu marido comprou um buff da Buff, para ir aos Abutres, e disse me:
      "Assim vou parecer um profissional do Trail!!"
      Em provas de estrada, quando vejo muito pessoal de manga cava e micro calções, até tremo... Qualquer dia conto a historia da medalha de 2º lugar da ET...

      Eliminar
    2. Oh pá, por falar em medalhas de 2º lugar ainda agora brinquei com uma situação semelhante e nem me lembrei dessa tua prova. Oops. :)

      Eliminar
  2. Tens de fazer este tipo de posts antes da prova e com tempo para a malta se inscrever e organizar! :P Não fazia ideia da existência de trails gratuitos!

    Em 2018 vou começar a deixar a estrada e apostar no Trail :)

    Boas corridas (e caminhadas que também são boas!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estávamos mesmo à espera de tanta qualidade...
      Eu em 2018 vou fazer ao contrário, vou "deixar" o trail para me concentrar mais na estrada... Proximo objectivo SS Lisboa e depois Sinos...

      Eliminar
  3. Aiiiii! Mas tu foste a Alcanena??? Ainda bem que não vi isto antes! (ou não...)

    Eu estava inscrita, eu queria muito ir, eu fiquei super triste por não ter ido... Mas estive com febre sexta e sábado e fui forçada a admitir que, com o tempo que previam (e mesmo sem ele), era pouco inteligente ir... E agora vejo que tu foste e que, tal como já me tinham dito, aquilo foi mesmo espectacular!... E eu não fui... E agora só há mais para o ano!...

    Olha, o que interessa é que gostaste e te divertiste, independentemente da distância e do nível de cromice ;)

    Diz lá qual é a próxima que já estou como a Fabiana... A malta tem de se começar a organizar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há por aí uma data de provas gratuitas. Dia 16 há uma em Santarem, da malta da Scalabis. Só não vamos porque é o dia do jantar de natal do grupo.

      Eliminar
  4. Um rico e proveitoso dia, portanto! :)

    O termo caminhada pode indiciar facilidade mas em trilhos nunca o é, em especial após chuva.

    Beijinhos e boa continuação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já em Poiares a caminhada não era fácil também por causa da lama, mas em Alcanena foi muito mais difícil!!

      **

      Eliminar
  5. Hmmm ... isso parece-me um trail onde posso brilhar a grande altura - com esses comes e bebes quem iria conhecer os vassouras era eu :) ... eu tenho um buff da Buff - isso faz de mim profissional do trail???
    Olha lá ... esses caminheiros prós são do caraças ... sei do que falo ... em distâncias bué de longas dão abada a muitos corredores ... no Mont Blanc no ano passado, havia um senhor polaco que só caminhava ... passou por mim a 10km de Chamonix com uma passada firme e ar de quem estava a começar ... eu ali todo lixado (ia escrever outra coisa, mas não estou no meu tasco) e ele fofo e fresco com ar de quem dava mais uma volta - nunca mais o vi. É como digo, essa malta cainheira pró é perigosa...
    Beijinhos e aiiiii .... que pena esse bolo de ananás ter ido para o lixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A malta apanhou o gosto do picnic após prova e já está a preparar outro para Março. Terás que vir ao sul para ajudares o pessoal a comer...
      Tens barba e ar de quem não dorme há 1 semana?? Não??? Então ainda não és profissional de Trail lol...
      Tiveste sorte em apanhar um walker polaco, se fosse tuga tinha provavelmente dito algo do genero:
      "Ohh meu amigo trailrunner, ainda não eras nascido e já eu andava descalço nestes montes!!!"

      **

      Eliminar
    2. Ahhh e não és o único com o diabólico problema do olho húmido... Olha que suspeito que é uma etzisse!!!

      Eliminar
  6. Bom, manga à cava e micro calções agora não que está frio, mas vou ver isso dos buffs da Buff.

    Os caminhantes são como os corredores octogenários, muito lixados e falsos lentos.

    Essa malta é suspeita! Vão ali como se fossem caminhar (duh) mas a verdade é que o passo de trote deles por vezes (muitas...) é mais rápido que o meu de corrida.

    Mas vou já tratar do Buff e de treinar, já não me apanham mais.

    tanta cumida e bubida desperdiçada, que pena, mesmo.

    A sorte é que estou de dieta e como tal não me preocupo com essas coisas.

    beijinhos e vê lá se há botas da Quechua a bom preço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol.
      Na verdade senti um pouco de inveja dos caminhantes profissionais, estavam mesmo à vontade nas subidas (perdi a conta de quantos senhores me ultrapassaram na subida) com a lama, as pedras, as selfies (as minhas ficaram horríveis).
      **

      Eliminar
  7. O que eu já me ri com isto tudo, ET! Isto é muito melhor que o resto do feedback que já me tinham contado de domingo. Maravilhoso!

    Tens que tratar de convidar a malta para um certo e determinado trail em Março, se bem que não me recordo do que inclui ao nível de comes e bebes. :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltaste tu!! Quem vai a correr não tem tempo de desfrutar destes pequenos acontecimentos!!
      Vens em Março??? OOOHHHHHHHH!!!! O N vai fazer uma prova de trail???
      **

      Eliminar
    2. O N. até vai falar na terceira pessoa e tudo ao bom estilo de um futebolista profissional. O N. tinha dito no ano passado que havia de ir a esse em 2018. O N. já reparou que há uma prova de estrada "importante" no mesmo dia. O N. não sabe ainda o que fazer. :)

      Eliminar
    3. Ora bolas... Larga lá a estrada por um dia, e vem para o picnic com a malta, e até porque 3 semanas depois temos os Sinos!!!

      Eliminar