terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Trilhos dos Reis 2018

Já alguma vez foram a uma prova onde se sentiram da realeza e sem sequer participar em nenhuma distância?? Pois aqui a ET foi também uma rainha nos trilhos dos Reis, em Portalegre, e nem precisou de sujar os tenis.
Tudo começou em 2017 quando participamos num treino organizado pelos responsáveis do Cork Trail, em Fevereiro. Fomos treinar com gigantes. Estava lá o Hélio Fumo e o Tiago Aires… No final houve uma tertúlia super interessante onde eles falaram dos treinos, das provas, das experiencias, foi brutal. O ultimo orador foi o José Presado, que é o director da associação que organiza os Trilhos dos Reis. Ficamos deslumbrados…
Entretanto passaram uns meses, e o gajo (aka marido) voltou a registar se na ATRP, principalmente pelo seguro. Quando viu que a primeira prova do circuito era o Trilho dos Reis resolveu inscrever se, marcar hotel e não me disse nada… Só lá para o fim de 2017 é que se lembrou de me avisar e claro já não havia inscrições para nada… A ET ia à prova para estar na partida e na meta???? Que seca…

Mas esta é uma prova de 1ª linha, aqui todos se sentem da realeza…

Vi que eles tinham um programa para quem acompanha os atletas e resolvi inscrever me…
No sábado lá fomos… Para não variar saímos de casa em cima da hora. O céu ameaçava chuva e estava um briol desgraçado… Foi uma viagem muito animada e bonita. Os campos estão lindos e verdes. Fiquei agradavelmente surpreendida com Portalegre (nunca tinha ido visitado a cidade), é uma cidade muito bonita e interessante.
Chegamos por volta das 15. Deu ainda para comer algo simples e provar a maravilhosa cerveja artesanal da zona, a Velhaca…

Ás 15 começava uma visita a dois monumentos da cidade. Fomos acompanhados por uma funcionária que explicou tudo e que foi super simpática e prestável. Coitada levou com o gajo a perguntar tudo e mais alguma coisa...
No final da visita fomos até ao museu da tapeçaria onde iriam decorrer as jornadas dos réis, com a Fernanda Verde, o grande Vitorino Coragem (foi espectacular ouvir as histórias deste histórico do trail), o Pedro Sanches (que foi o grande vencedor da ultra) e o Nelson Graça .

Xiii que seca ET!!! Dizem vocês, mas não foi seca nenhuma, foi tão interessante que até foi difícil ir embora, mas havia dorsais para levantar e check in para fazer...
Decidimos ir a pé, até ao mercado. Foi arriscado à noite numa cidade que não conhecemos ir à aventura. Mas correu bem pelo caminho encontramos o hotel José Régio (aconselho vivamente)...

Levantados os dorsais estava na hora de jantar. O gajo tinha que jantar bem, ia fazer 25km na serra.

Vimos na net um restaurante engraçado e o gajo "decorou" o caminho para o restaurante. Então fomos nós à aventura sem telemóveis à procura de um restaurante...

Já estão a adivinhar o que aconteceu, não??? É óbvio que nos perdemos. Andamos cerca de 1 hora à procura do tal restaurante e quando lá chegamos estava cheio, assim como os outros 5 que encontramos a seguir... Ai para a 6ª tentativa conseguimos encontramos um restaurante.

No domingo acordamos cedo. Queria ir ver a partida dos ultra, mas é claro que o gajo se atrasou, esteve um tempão a escolher a roupa, as meias... AHHHHHHHH... Já não ia dar tempo.

O pequeno almoço foi 5*. Desta vez o gajo resistiu à tentação dos ovos mexidos... Em Évora a coisa correu mal.

Chegados à zona da partida, sentia se no ar a emoção dos atletas e a alegria da organização. Foi uma partida muito bonita, digna de réis...
O gajo algures... Reparem na imaginação do pessoal...
Asas de borboleta, colants em formato"buffs"... 

Depois da partida fui procurar o autocarro que nos levaria até uma parte do percurso. Foi tudo muito pacifico. Começamos a subir a serra, por uma "mini estrada" onde mal cabia um carrito, quanto mais um autocarro, mas o motorista estava seguro... Pelo caminho vimos o pessoal do mini trail a subir a serra. São Mamede é muito bonita e com aspecto de ser difícil. Fiquei com pena de a subir de autocarro.

O ponto de paragem era onde havia a divisão entre o trail e o ultra, que ficava depois do abastecimento dos 15km.
Imaginem agora um monte de mulheres, umas a acompanhar malta do ultra outras a acompanhar malta do trail, gerou se um pequeno stress, estava a ver a coisa mal parada... Coitado do rapaz da organização, ganhou um lugar no céu...  Depois desta pequena confusão ficou combinada a hora e o ponto de encontro para depois se decidir se íamos a outro ponto da prova.

Vista do spot...
Não foi fácil tirar a foto, estava muito frio...


Escolhi um spot antes do abastecimento e aguardei... Estava mesmo muito frio, mas mesmo assim fiz questão de bater palmas a todos os atletas que passavam. Quando passava malta que conhecia lá mandava um:
Força Francisco (o sorriso quando me viu...)
Força Paulo (esse ia tão focado que nem me ouviu)
Força Filipe (Filipe Torres do blog Quarenta e Dois)
Força Bearded Runner (do blog Do fundo do sofá ao topo da montanha)

Vi muitos atletas do trail, mas do gajo nada... Tinha lhe pedido para me mandar um sms nos abastecimentos, mas nada, nickles... O gajo tira o telemóvel para tirar fotos, mas avisar me que está bem, nada...
No spot onde estava havia mais "acompanhantes" com crianças fofas... Eu agradeci mentalmente à minha mãe por ela ter ficado com a mini ET... Nem quero imaginar o stress...
- MMMMAAAAAEEEEEEEEEEE TENHO FOME
- MMMMMMMMMMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEE O PAI??
- MMMMMMMMMMMAAAAAAAAAEEEEEEEE ESTOU ABORRECIDA...

Estava na hora de voltar. Afinal tinha havido tanto stress e foi tudo pacificamente para a meta.

Quando cheguei à meta escolhi um local onde houvesse sol (nota mental, para a próxima não esquecer o protector solar) e pudesse estar sentada. Fiquei então no cimo da descida que antecede a meta.
Bati palmas e dei força a toda a gente que passou. Ouvia o policia que estava na rotunda dizer ao pessoal que ainda faltavam 2 kms lol e contradizia o agente da autoridade (espero não ir presa)... Vi gente feliz, gente que parecia que ia desta para melhor, outros cheios de sangue e do gajo nada...

Até que o vejo, ahhhh o sorriso, valeu a pena, tudo valeu a pena, só para ver aquele sorriso...
E corri com ele aqueles últimos metros até à meta... Senti naquele momento que tinha corrido os 25km com ele... Senti me uma rainha.

Opinião do gajo relativamente à prova:

- Espectacular, quero repetir em 2019!!

Parabéns à organização para o ano quero voltar, quero subir aquela serra, mas não de autocarro...





12 comentários:

  1. Ah! Lembro-me desse força filipe antes do abastecimento :D realmente, a prova é espetacular! Para o ano vais aos 25 e o gajo aos 45! O único problema é deixar de ter estes relatos do outro lado da barricada, que gosto tanto. Mas, paciencia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, fui eu!! Com o gorro enfiado na cabeça e umas 4 camadas de camisolas... Não foi fácil tirar as mãos dos bolsos do casaco para bater palmas...
      25km numa serra a sério?? Não sei, ia demorar uma eternidade...

      Eliminar
  2. Gosto sempre destes teus relatos de "acompanhante"! Ahahahah :)

    Eu era para ter ido a esse... Já não sei porque não fomos... Mas acho que para o ano estamos lá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciso de ajuda!!! Não gosto de "acompanhante"... Tem que haver uma palavra alternativa...
      Já sugeriram "atleta de bancada", mas soa futebolês...
      Para o ano vai tudo aos Reis!!

      Eliminar
    2. Percebo-te… Mas “apoiante” remete um bocadinho para partidos políticos… Assessora de atleta? Ahahahah! Gestora desportiva? Coach? Pessoa-louca-que-não-corre-mas-vai-às-provas-na-mesma-porque-gosta-de-ver-os-outros-sofrer? 😃

      Não sei, é mesmo um dilema.. Boa sorte 😉

      Eliminar
    3. Adoro a ultima alternativa, mas é muito comprida... PLQNCMVAPNMPGDVOOS lol

      Eliminar
    4. http://www.opraticante.pt/as-viuvas-do-trail/

      Lembrei-me de ti :)

      Eliminar
    5. Lol muito bom, mas ainda não estou satisfeita...

      Eliminar
  3. Depois de ter explorado por alto a zona de Portalegre e Marvão durante as férias de verão e de ter lá voltado novamente logo a seguir no fim de semana da Meia Maratona de Castelo Branco fiquei conquistado por essa zona - mas ainda não o suficiente para me meter nessas aventuras.

    Mais um excelente relato da melhor pessoa-louca-que-não-corre-mas-vai-às-provas-na-mesma-porque-gosta-de-ver-os-outros-sofrer que eu conheço!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma caminhada???
      Bem, não gosto de ver ninguém sofrer... Gosto mesmo é de ver os sorrisos do pessoal quando chega. Enche me o coração... A cara que o pessoal faz quando dizemos:
      -A meta é já ali!! São só uns metros!!
      Quando via alguém em sofrimento dizia:
      - Já está feita!!!
      Tudo para arrancar sorrisos!!

      Eliminar
  4. Gosto destas tuas aventuras e dos textos divertidos :) ... falam tão bem desse Trail, mas é um bocadito longe e em Janeiro tenho por hábito me dedicar um bocadito ao alcatrão. Tenho que me organizar (leia-se ... arranjar uma catrefada de Pernetas para ir comigo fazer a festa a Portalegre). Não sei é se depois de uma participação nos deixam voltar :)
    Boas Corridas

    P.S. Trail Roadie??? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol. Longe??? É um bocado, mas vale a pena.

      Dia 23 de Setembro vou fazer uma viagem longa, o gajo anda mesmo louco e vamos passear para a serra D'Arga...

      Amei, então agora sou a Roadie ET, lol...

      Eliminar