quarta-feira, 24 de maio de 2017

25 anos depois

Os 25 anos de ET, foram um marco que que fiz questão em festejar. Não sabia era que ia ser um ano, vá chatinho...

2015 começou com uns exames fofinhos à minha Tiróide. Parece que é um dos órgãos mais afectados, pela quimioterapia e TBI (total body irradiation) agressivas que fiz. Tinha um alto no pescoço há uma data de anos mas felizmente tinha estado sempre controlado. É claro que no aniversário de ET o dito cujo tinha que crescer... e a biopsia vinha inconclusiva...


A minha médica não quis arriscar. Vamos tirar isso antes que descambe... 



 A consulta com o "cirurgião" foi, estranha, digna de uma ET como eu. Imaginem o que é entrar numa sala cheia de médicos vestidos à "anatomia de Grey". Foi pena não estar o "McDreamy" ou o "McSteamy"... Saí de lá apavorada... Tanta gente para decidir se podi ser operada ou não...



Esperei então que me chamassem para me cortar pescoço.

Estava eu a descansar no sofá, quando toca o telemóvel:

"Estou a falar com a ET??"

"Pode vir amanhã a partir das 8.30, para ser operada???"

Eram umas 4 da tarde e no dia seguinte o meu marido ía para o Porto de avião, para ver um jogo da liga do campeões no estádio do dragão (sim, sim, o marido é tripeiro, mas ninguém é perfeito)...


"Claro que sim, se quiser posso ir já..." Disse eu... Ahhh, felizmente a senhora não ligou à parvoíce que eu disse...


Com o stress todo de preparar tudo, deixar a miúda na avó, jantar bem (petiscos, no Maria Azeitona, na Amadora) comprar um livro sobre o Estado Islamico (para ler no hospital) acabei por nem ter tempo para pesquisar sobre a operação, o pós operatório ou como é fácil engordar sem Tiróide...






A ultima ceia, no Maria Azeitona

Sempre fui apologista da máxima, "saber é poder", mas neste caso foi bom ter ido para a sala de operações sem saber o que me ía acontecer...

A recuperação foi uma seca. Levantava me e via tudo a andar à roda. Lembro me bem do primeiro dia em que fui à rua. Foi assustador, bancos de jardim a andar, árvores a perseguir me, tudo digno de um filme de terror. E os adesivos no pescoço a atrofiar os movimentos?? Fofo, muito fofo...

Antes de ser operada caminhava todos os dias e andava a "comer bem". Isto favoreceu a minha recuperação. E quando me senti a 100% quis logo retomar as minhas caminhadas e meti na cabeça que ía começar a correr...


Back to the game


As corridas são para outras núpcias...

3 comentários:

  1. Olá!

    Fiquei muito curioso com a tua história e fico a aguardar então as "núpcias" da corrida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uii, tenho tantas histórias de corridas. Imagina uma ET a correr!!

      Eliminar
  2. Hum... tenho uma certa dificuldade em imaginar uma ET a correr pois a imagem que nos vendem de ETs são de seres quase desprovidos de pernas e com pés grandes, o que não dará jeito algum para correr. Mas pela foto que apresentas em cima, não é o teu caso :)
    Quanto ao verde, isso é mais fácil pois já vi vários atletas ficarem verdes pelo esforço!

    Deixando a brincadeira de parte, e desculpa a divagação que vou fazer, também eu senti-me um ET, mas por razões diametralmente opostas às tuas, a 9 de Dezembro de 2012 pelas 14.02
    Passando a explicar, iniciei-me muito tarde no Atletismo, em 2006 a uma semana de completar 46 anos. No entanto, sempre segui de forma muito intensa a modalidade e uma coisa que nunca perdia na televisão era a transmissão de Maratonas. Vê-los percorrerem 42,195 km levava-me sempre a pensar "Não podem ser humanos, só podem ser ETs!".
    Ora a minha primeira corrida foi a Mini da Ponte e quando um colega perguntou-me se ia à Mini ou Meia, respondi convicto "Mini! Meia não faço nem nunca farei". Na altura pensava que o meu limite estava nos 10 e que seria incapaz de ir mais além.
    Pois... está-se mesmo a ver... Um ano depois, e na mesma Ponte, concluí a primeira das 50 Meias que já corri.
    A Maratona demorou mais mas chegou (e já foram 8). Ora quando estava a concluir a primeira em pleno Estádio do Inatel de frente para a meta, o meu pensamento, recordando a noção que tinha antes de correr, foi "Afinal sou um ET!" :)

    Já vai longa esta divagação mas a tua alcunha fez-me recordar esse momento tão especial e marcante na vida dum atleta :)

    Com o desejo de boas corridas e força para que elas te levem a patamares nunca antes sonhados! :)

    ResponderEliminar