segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Trilho das Dores 2017 – Ai ai ai…

Esta quinta-feira que passou, na minha consulta anual de pediatria a minha tensão estava um pouco alta, algo que é estranho para mim porque tenho normalmente a tensão muito baixa. Foi de tal maneira estranho que a médica mediu novamente. Ela os associou valores elevados (15/10) aos nervos (síndrome da bata branca). No sábado voltei a medir a tensão e estava a 14/10, e não estava ninguém de bata branca… Comecei a stressar (ainda mais)…

A noite de sábado foi muito malpassada, dormi muito mal, estava mesmo muito nervosa.

E eis que chega o grande dia (madrugada)… Fomos 7 numa carrinha, o resto do pessoal foi lá ter.
A viagem foi muito animada, sempre na risota, foi excelente para os meus nervos acalmarem.

Chegamos lá e sempre bem dispostos fomos à procura do colega que tinha levantado os dorsais. Na zona da partida estavam uns estudantes de enfermagem a medir a tensão a quem quisesse participar num pequeno inquérito. Eu aproveitei logo… Valores 14/10…
- Vamos repetir? Este 10 está muito alto. Disse a rapariga (futura enfermeira)!!
14/9, ok um pouco melhor, ainda perguntei se deveria participar… Confesso que estava com esperança de que ela me dissesse que era melhor ficar quietinha ou fazer só a caminhada, mas não, ela disse me que não havia problema nenhum em participar… Bolas…

O pequeno almoço foi muito bom, uma mesa farta, fruta, pão, bolinhos, gelatina, cereais… E nós sempre na brincadeira uns com os outros… Foi novamente excelente para diminuir o nervosismo.
Mesa das Dores :)

Estava na hora dos bravos dos 35km partirem. Um desses loucos era o meu marido. Ia com mais 2 loucos da equipa e um amigo. Meia hora depois foi a vez dos 17km, fomos caminhando para a zona de partida sempre na brincadeira, mas acho que todos perceberam que eu estava muito nervosa.
Eis que grito: “vou atacar o ultimo lugar com unhas e dentes!!!!”  O FP que é um colega que parece um militar a falar disse me: “É isso ET, garra, e energia”!!! Acho que todos pensaram que eu ía chegar NOVAMENTE em ultimo lugar… Principalmente eu…

O meu objectivo era chegar antes do meu marido (foi o N que me lançou o desafio) algo que na partida me pareceu quase impossível, mas ia tentar…
A ultima prova que “participei” foi o Trail da Calhandriz. Decidi participar, quando fomos levantar os dorsais no dia antes. É claro que foi uma desgraça e acabei por fazer algo que nunca tinha feito antes, desistir… A ultima coisa que queria fazer nas Dores era desistir, a não ser que não conseguisse andar…

E eis que começa. Logo de inicio comecei a ficar para traz e a distanciar me da AC e da SB, que são normalmente as minhas companheiras de batalha para este tipo de prova. Mas não quis puxar muito logo de inicio. Fui ao meu ritmo, devagar, devagarinho…
Quando dei por mim ia ao pé dos vassouras… Bolas, era a ultima coisa que queria. Puxei um pouco para alcançar quem ia à minha frente. Reconheci logo a senhora que no ano passado foi connosco até aos 15km e que desistiu com a AC. Fui um pouco a falar com ela e com os vassouras (super simpáticos).

Aproveito para apelar às organizações de provas:

NÃO PONHAM VASSOURAS GIROS E SIMPÁTICOS!!
Quase que dá vontade de ir com eles…

Enquanto os vassouras e as senhoras que iam no fim estavam na palheta, eu aproveitei para os passar e lá vai a ET.
Ao chegar ao primeiro abastecimento vejo uma rapariga a ser carregada em braços… Bolas… E lá estavam a SB e a AC a petiscar. Disse lhes que que podiam ir, estava a sentir me bem. Bebi água comi um pouco de marmelada, tomate com sal e toca a ir embora, nem queria ver os vassouras ao pé de mim…

A prova estava super bem marcada. Corri, andei, subi muito, desci muito. Reconhecia alguns trilhos do ano passado, mas pareciam mais fáceis. Dei por mim a pensar que estava mesmo a gostar, mesmo perante trilhos mais difíceis, bolas, aquela paixão que tinha pelo monte (antes das Dores de 2016) estava a regressar. Dava comigo a sorrir ao deparar me com subidas onde o sitio para pôr o pé ficava mais alto que eu… 
Até que… 

Ia a ET a admirar o trilho rodeado por árvores lindas, quando, BANNDUUUU, mega tralho para o chão. Nem sei como caí, nem o que provocou, só sei que quando dei por mim estava à rasca da minha perna esquerda e do joelho direito. Levantei me, lavei a perna e continuei. O joelho estava esfolado mas a perna esquerda doía me um pouco… Mas afinal, estava no trail das dores ou o trail das nuvens fofinhas???
E lá foi a ET, sempre a fugir dos vassouras a ultrapassar quem já estava KO. A partir do ultimo abastecimento fui com a SB. Desta vez a subida dos 15km e dos 18km não faziam parte do trail curto, parece que tudo o que era horrivelmente difícil passou para o trail longo.
Concluindo, a ET acabou com 3h56m, nada mau…E o objectivo?? Alcançado, estive 3,5 horas à espera do meu marido...

E agora perguntam vocês, vais voltar a fazer provas de trail????


Pois… Parece que tenho que voltar às dores. Um dos colegas dos 35km teve que desistir, ele tinha treinado muito, mas não estava à espera de uma prova tão difícil (alguns comparam o trial longo das Dores aos Abutres) e desistiu aos 30… Assim vou ser OBRIGADA a voltar… Para o ano levo equipamento de protecção dos guarda redes de hóquei…

Os gráficos


13 comentários:

  1. Espero que essas dores da queda estejam a passar e não tenham repercussões.
    Eu não faço trails pois a maneira como coloco os pés, em trilhos seria queda metro sim, metro não. Sou um verdadeiro azelha em trilhos, como percebi bem nos 4 que fiz e que me fizeram ver que não era feito para eles.

    Beijinhos e boas corridas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu joelho ainda me doí... Mas vai passar...
      O que eu mais gosto é de estar na natureza, dos desafios, mas gosto de ir ao meu ritmo sem stress. Neste domingo adorei saltar sem medos, saltei tanto que me doí a anca.
      Beijinhos **

      Eliminar
  2. Parabéns, não foi uma prova nada fácil! Com certeza voltarás aos trilhos, procura outras provas que sejam interessantes! Eu não sou grande adepto de subidas curtas e parte pernas, se calhar também te davas melhor noutro tipo de prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorava ir para o monte, até às Dores de 2016, a partir dessa prova comecei a ter pavor e evitava ao máximo treinos e provas fora do alcatrão. Mas não sei porquê, este domingo senti me tão bem e feliz nos trilhos. Agora não vejo a hora de regressar.
      Que outro tipo de provas? Caminhadas? Pelo menos não há a pressão do cronometro, mas também não são desafiantes.
      O que sugeres??

      Eliminar
    2. Estava mesmo a falar de outro tipo de percurso, em montanha "a sério"! Eu sei que à primeira vista até pode assustar fazer uma prova, por exemplo, na serra da Estrela, Lousã, Açor, etc, mas eu prefiro mil vezes uma subida longa do que andar a subir e descer corta fogos com 50 metros, até acho mais duro. Além de que estar imerso na montanha é incomparável. Até ao fim do ano realmente não há nada deste género, mas quando aparecer eu digo-te. Olha, entretanto, pensa nos Trilhos de Casainhos, em 12 de Novembro. É uma prova perto de Lisboa, com 17km, com um percurso muito giro.

      Eliminar
    3. Eu fiquei apaixonada pela Lousã. É linda, desafiadora. Os Abutres já constam nos planos familiares (para mim a caminhada), assim como a Lousã, que em 2017 não foi possível.
      Os Casainhos têm um senão, 2,5h para terminar... Mas porque não...

      Eliminar
  3. Viste como conseguiste? Agora não interessa se foi por mérito teu ou por terem triplicado a dificuldade dos 35km! :)
    Fico muito contente por essa felicidade ter regressado! Agora é recuperar das mazelas e pensar na próxima! Já sabes que qualquer dia tens que ser a minha vassoura! :P

    Síndrome da bata branca, sofro do mesmo. Ainda hoje na medicina no trabalho tinha 13/10 e umas tranquilas 49 pulsações por minuto que certamente triplicaram quando o médico me recomendou largar a corrida e fazer natação!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas fiquei meia decepcionada, era demasiado fácil. A subida dos 15km do ano passado estava com um aspecto ainda mais feroz, porque os fogos despiram na de vegetação. Cheguei a preparar me para a subir (comi um cubo de marmelada lol), mas não estava no plano dos 17km...

      Da ultima vez que fiz de vassoura para ti dei um mega tralho, lembras te??
      Sexta também vou à medicina no trabalho, vamos ver como está o coração...
      **

      Eliminar
    2. Não digas em voz alta que era demasiado fácil senão ainda és desafiada a fazer os 35km! :)

      Lembro (http://objectivo42km.blogspot.co.uk/2016/11/bohemian-rapsody.html) mas isso foi em treino e eu é que era o teu vassoura. :P
      O que queria dizer é que um dia destes vais tu acompanhar-me num trail na minha luta para ser eu o último. :)

      Que tudo corra bem na 6a.

      Eliminar
    3. Eu nos 35?? Ainda lá estava...
      Agora não tens escapatória!!! Desafio te a fazer um trail!!!! Depois da tua maratona, claro. Não faças como o P que 3 semanas antes da sua 1ª maratona, vai fazer um trail de 35km...

      Eliminar
    4. Desafio aceite. Ando secretamente a pensar nisso. :)
      Sim, eu ainda tento manter alguma sanidade mental, agora ele... Alguém que lhe meta juízo na cabeça!

      Eliminar
  4. Parabéns! :) Espero que já estejas melhor! Não era uma prova fácil e o calor não deve ter ajudado nada!

    Eu estava inscrita e não fui... E custou-me mesmo muito. Foi a primeira vez que não fui a uma prova para a qual estava inscrita, e estava mesmo entusiasmada com esta!... Talvez para o ano :)

    Qual é mesmo o próximo? ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada. Concentra te no teu objectivo!!
    Para já está tudo a pressionar para ir à Arruda, ao Pinga Trail, que é organizado pelos nossos vizinhos, mas a sugestão do Filipe (Trilhos de Casainhos) também parece interessante...

    ResponderEliminar