terça-feira, 24 de abril de 2018

Scalabis 2018, a vingança!!!


Esta foi a minha primeira “prova” a sério, em 2016. Uns meses depois da minha médica me aconselhar calma nas corridas, (ela disse que 10km equivale a uma maratona para o meu coração) lá estava eu a cruzar aquela meta em lágrimas, nem conseguia respirar, tal era a emoção. A memória já falha muito, mas a imagem do Gajo a saltar a vedação para passar a meta comigo, é das mais espectaculares que guardo. Em 2016 fiz 1h15m, nada mau para uma ET…

Em 2017 foi o contrario, foi muito mau… Tinha treinado tanto para melhorar, para desfrutar da prova sem dores ou faltas de ar, mas a minha etzisse teve que dar sinais de vida, estava com uma anemia e outras etzisses que me provocavam dores e desconforto. Tive mesmo para não fazer a prova, mas por insistência do Gajo lá a fiz, e ainda por cima com ele. Parece que sempre por altura da Scalabis ele torce o pé. Mas mesmo com o pé torcido ele corre mais que eu. Foi uma provas que eu mais odiei fazer. Não conseguir correr e ter um chato que ainda por cima estava coxo a mandar me correr, foi para esquecer. Nem o facto do N ter aparecido a correr ao meu lado (vindo do nada) ou ter o pessoal todo a apoiar me, ajudou… Foi para esquecer. Fiz um tempo miserável, até para uma ET, 1h20…

Este ano tinha que me vingar. Por uns dias ainda se colocou a possibilidade do gajo ir OUTRA VEZ comigo, já que voltou a torcer o pé há umas semanas atrás… Mas felizmente recuperou a tempo…

Não treinei grande coisa (para não variar) e o meu "ensaio geral" correu super mal, até cheguei a experimentar um gel, mas não senti nenhuma energia extra. Em 2018 ia correr bem, toda a gente sabe que quando o ensaio geral corre mal, a prova vai ser um sucesso, ou não???

Tendo em conta que me deitei  por volta das 3 da manha e levantei me no dia da prova por volta das 8.30, e se somar um pequeno almoço da treta (uma banana e um café) e um almoço numa pizzeria (ET+queijo/natas=desgraça) o sucesso da prova estava a ficar comprometido...

Chegamos a Santarém minimamente cedo, levantamos os dorsais e fomos comer... Com "jantar" saudável e a animação, estava a sentir que a prova poderia correr mesmo bem... Só faltava ter mesmo, mesmo, a certeza que à ultima hora o gajo não se lembraria de vir comigo!! Felizmente ele lá foi todo contente com o N, para os sub 50... Eu fiquei descansada, mais atrás... Liguei logo a play list que preparei para a prova e liguei o meu medidor de frequência cardíaca, que não ligou... Ora bolas, está a começar mal, porque não ligas??? E não ligou, tive que ir sem medir a frequência cardíaca, haveria de correr tudo bem... Ou não????

Desta vez parti na frente, bem, na frente para uma extraterrestre, porque normalmente começo as provas logo no fim, evito assim o stress de ser constantemente ultrapassada... E lá fui eu, meio irritada pelas tartarugas que iam à minha frente e não permitiam que as ultrapassasse...

- #"$$#$#$##"#$%#%$# para as tartarugas, saiam da frente $#%#$"##"#$&#$!!! - Pensei eu.

De certeza que todas essas tartarugas acabariam por me ultrapassar, mas não interessa, por minutos senti me uma verdadeira atleta, parecia que ia bater o recorde do mundo, isto até me começar a faltar o ar...

Quando começou a parte em que cruzamos com o pessoal no outro sentido, lancei me logo para o lado esquerdo. Durante um bocado fui entretida a ver se via o Gajo ou o N.
O Gajo passou por mim, mas nem me viu, raios partam que ele é mesmo pitosga, chamei por ele, e lá me disse adeus. Mais à frente vejo alguém de T-shirt branca de mão estendida a dar hi5. Era o N!!! Estendi o meu braço, e dei-lhe um hi5 mas fiquei na duvida se ele tinha percebido que era eu...

Esta prova é mesmo espectacular, a animação, as pessoas na rua a apoiar, a musica, os Power Rangers, o copo de tinto, é mesmo uma prova única.

O meu copinho de tinto foi bebido de penalti. Soube mesmo bem... Tentei não olhar para o relógio para não stressar com a velocidade, fui ao meu ritmo.

Normalmente as minhas famosas cãibras costumam aparecer depois de correr, muito raramente as tenho enquanto corro, mas na Scalabis tinha que ser diferente a cãibra tinha que aparecer na minha coxa esquerda, era só para chatear ou tinha que ficar por ali?? Será que ia acabar???
Tive que parar e alongar. Houve uma senhora muito simpática que perguntou se eu estava bem. Disse lhe que havia de ficar bem, tinha tido uma cãibra. Afinal existe solidariedade nas provas de estrada...

Felizmente passou mesmo... Vi o Filipe Torres do blog Quarenta e Dois com ar de que tinha terminado a prova em 10 minutos e ia buscar alguém. Ainda lhe gritei um "força Filipe", mas ele ia focado na sua missão.

Depois de passar no quartel vi lá ao fundo o Gajo e o N. Comecei a apontar para o relógio, já estava a contar com eles há muito tempo. E lá fui eu no meio do Gajo e do N...

A parte final fui mesmo espectacular, o fogo de artificio, o N a incentivar o publico a apoiar, o Gajo a correr ao meu lado (calado, sem mandar-me correr), foi mesmo épico...

Resultado:

1h12m

Muito bom para uma ET. Fiquei mesmo feliz.

E para acabar a noite em beleza, uma jola, uma bifana e um pampilho...

Delicia...







13 comentários:

  1. Muitos parabéns pela óptima prova! :)

    Olha, comigo resulta essa do mau ensaio geral antes duma Maratona. Normalmente a última semana de treinos é péssima, parece que já nem sei correr. Na primeira fiquei muito preocupado mas agora já me rio pois sei que é mesmo assim :)

    E fizeste uma prova tão boa que a organização esteve à espera que chegasses para lançar o fogo de artifício :)

    Beijinhos e boas corridas :)

    ps 1 - mas o que se passa com o gajo que se farta de torcer pés?!?

    ps 2 - Claro que há solidariedade nas provas de estrada! Quem diz o contrário nunca andou no meio do pelotão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há solidariedade onde houver pessoas boas, estrada ou onde quer que seja. Nunca percebi muito bem essa teoria da estrada ser diferente do trail.. cá pra mim quem diz isso nunca fez muitas provas de estrada e aposto que nem de trail!

      Eliminar
    2. Obrigada.

      PS1 - Eu acho que ele faz de propósito para me assustar e dizer que faz as provas comigo... Normalmente as lesões dele são estranhas, tipo magoar se a descer as escadas do metro...

      PS2 - Não sei como é o meio do pelotão, lol não tenho experiencia, mas na cauda há solidariedade tanto em estrada, como trail.

      **

      Eliminar
  2. Oh! Lembro-me de ouvir um "Filipe" quando estava a voltar para buscar a minha mulher, ali no centro antes do Largo do Seminário, não foi? Que pena. Desculpa, havia tanta malta da região que o pessoal ia-me chamando e eu nem reparava bem. Já é a segunda vez que nos desencontramos durante uma prova. Da próxima vez prega-me uma rasteira! Afinal não chegámos muito depois de vocês, com 1h21, mas já tinha acabado o fogo de artificio. Também adoro a prova. O problema é ser tão boa, quem é que consegue ir contido com aquela multidão logo no início? Muitos parabéns pela tua prova. Ver se é da próxima que nos conhecemos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui eu. Ainda olhaste para mim e seguiste, fresquinho que nem uma alface... Rasteira?? Nem pensar, não quero ser a causadora de uma lesão, depois não fazias provas e o pessoal não podia deliciar se com os teus relatos...
      Boa sorte para o MIUT!!!
      **

      Eliminar
  3. Muitos, muitos parabéns pela tua prova e pelo teu tempo! Ainda bem que foi uma prova feliz e com um final em grande :)

    Também tenho de lá ir vingar-me, que o ano passado fui e não gostei nada da prova :/

    Bons treinos e as tuas melhoras!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. O que é que achas que eu e o Gajo estivemos a fazer assim que chegamos à meta? A organizar o fogo de artifício para ti. ;)
    ***

    ResponderEliminar
  6. Ora muito bem ... corrida, festa, tinto, festa, corrida, cãibras, malta simpática, corrida, festa ... fim da corrida, bifana, bejeca, doce ... perfeito!!!
    Muitos parabéns!!
    Beijinhos

    P.S. Acho que ainda ninguém referiu aqui, mas isso da solidariedade na estrada e no trail ... existe em todo o lado onde houver malta boa ... se tiveres interesse olha aqui o que aconteceu comigo há um ano e meio ... https://papakilometros.blogspot.pt/2017/01/obrigado.html

    ResponderEliminar
  7. Boaaaaaa! Muitos parabéns isso sim é ter força de vontade! :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  8. Ahaha adorei a descrição. :) Corremos mais ou menos ao mesmo ritmo, acho que nos vamos encontrar em Alverca. Tu chama-me se me vires! Sou Luísa... só para não parecer estranho chamares alguém de L das horas ahahaah
    Beijinhos e boa prova!

    ResponderEliminar