sexta-feira, 20 de abril de 2018

Finalmente encontrei-os!!!

"Fui a Marte e voltei..."

Foi o que escrevi na segunda feira a um amigo, para descrever o meu fim de semana...

Agora é que a ET ficou xoné de vez, pensam vocês, mas não. Este fim de semana foi espectacular, tive o privilegio de participar na 9ª Conferencia do Childhood Cancer Europe que foi organizada pela Acreditar e que se realizou em Lisboa de 13 a 15 de Abril.

Para mim este é um assunto muito complicado. Ainda sofro com o trauma do que vivi há 28 anos... E como vi tantos a sofrer, mesmo à minha frente, muitos que já não estão por cá. Há imagens, sons e cheiros que (infelizmente) nunca vou esquecer...

Acho que durante anos fugi ao tema, mas quase de um momento para o outro senti mesmo necessidade de estar com ETs como eu...

Só à alguns meses é que tive a coragem para me inscrever nos Barnabés, que é o grupo de sobreviventes de cancro infantil da Acreditar (basicamente, os ETs Portugueses). Inscrevi me, mas nunca pensei que me contactassem. Passado um dia já tinha um email de boas vindas e um convite para aderir ao grupo deles no Facebook... Fiquei mesmo feliz. Agora era conhecê-los pessoalmente.

Infelizmente, a agenda desta ET anda bastante preenchida, por isso não tinha tido oportunidade de os conhecer, falámos por email, e pelo face... E quando surgiu a oportunidade de participar nesta conferencia, nem pensei duas vezes, inscrevi me imediatamente e fui uma das seleccionadas.

Quando cheguei ao local da conferencia, senti me deslocada, todos se conheciam, mas eu não conhecia ninguém... Felizmente a conferencia começou com um "speed dating". Tínhamos 3 minutos para nos apresentar. Conheci um monte de ETs como eu, médicos, pais... A maioria das vezes em inglês. No final tinha dito tantas vezes, I'm a survivor, que só me apetecia cantar a musica das Destiny's Child...


Foram 3 dias fantásticos, em que aprendi muito, e pasmem se, nem uma lágrima saiu destes olhinhos!!! É tão bom conhecer pessoas que como eu, se queixam que não conseguem correr muito tempo, simplesmente porque fizeram um tratamento. Falávamos todos a mesma língua, como disse o presidente da Acreditar no seu discurso, falávamos todos a língua do cancro infantil...

Também percebi que o IPO de Lisboa é dos melhores hospitais da Europa a nível de cuidados a sobreviventes de cancro. Na maioria dos países europeus este tipo de cuidados simplesmente não existem.

Mas há tanto por fazer...

No final, senti um orgulho tremendo porque sou sobrevivente, sou ET, posso fazer a diferença na vida de alguém que está a passar pelo mesmo que eu passei há 28 anos...



"Now that you're out of my life, I'm so much better
You thought that I'd be weak without you, but I'm stronger
You thought that I'd be broke without you, but I'm richer
You thought that I'd be sad without you, I laugh harder
Thought I wouldn't grow without you, now I'm wiser
Thought that I'd be helpless without you, but I'm smarter
You thought that I'd be stressed without you, but I'm chillin'
You thought I wouldn't sell without you, sold nine million
I'm a survivor (what?)
I'm not gon' give up (what?)
I'm not gon' stop (what?)
I'm gon' work harder (what?)
I'm a survivor (what?)
I'm gonna make it (what?)
I will survive (what?)
Keep on survivin'(what?)"


Ahhh não resisti, tive que pôr a letra da musica das Destiny's Child...

2 comentários: