segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Pinga Trail e a chuva de lama...

Este domingo foi dia de prova, de caminhada. Ahh pois, a caminhada também pode ser uma prova dura, e a caminhada do Pinga Trail foi das boas, mesmo como gostamos.

Na sexta feira tinha andado a ler que havia alerta de CHUVA DE LAMA!!!! A única chuva de lama que vi, foi no domingo, porque choveu muito e andei a patinar na lama, podemos considerar isto como chuva de lama?? Acho que sim.

Então, no domingo logo cedo (muito cedo) a coisa prometia, tinha estado a chover e fizemos a viagem até Arruda do Vinhos debaixo de chuva.
Os amigos Kaninos, os organizadores, tiveram que alterar a partida e a chegada para a Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos, e alterar trajectos à ultima da hora, para garantir alguma protecção aos atletas na partida e na chegada. Comer bifanas à chuva não é agradável... Mesmo assim conseguiram garantir um ambiente de festa. O Hugo Água era o speaker, a animação estava garantida.
Tivemos 2 estreantes nas lides do trail, o M que ia com o Gajo a Maggie, a GN e o A ao trail longo, e a L que veio participar na caminhada, comigo, a M, a AM e o LB. O resto do pessoal ia ao curto.

A nossa caminhada tinha 11,9km, e prometia ser das boas. Depois da partida dos trails fiquei a olhar para o pessoal que se alinhava para a caminhada. Desde "caminhantes profissionais" com camisolas polares e capas gigantes, até pessoal com ténis de pano e chapéu de chuva. Vi alguns "caminhantes profissionais" com mochilas GIGANTES. Estive quase para ir perguntar ao grupo em questão, o que é que levavam nas mochilas...
Será que...
- Levavam o portátil, para se sentarem no meio do percurso a trabalhar??
- Levavam material para fazerem almoço, panelas, pratos, fogareiro??
- Levavam tendas para acampar??
- Levavam um corpo para enterrar na serra??
- Levavam.....?????

Como podem imaginar tivemos motivo de conversa animada durante uns kms a imaginar o que estaria naquelas mochilas.

A nossa caminhada começou animada, fomos dando umas dicas à L. Como posicionar os pés nas descidas, andar depressa nas zonas de lama, tentar andar em locais com vegetação... Isto de andar em vez de correr tem os seus truques, principalmente em descidas com lama. Se alguma vez ouvirem uma louca a gritar no cimo de uma descida:

- Agora é fechar os olhos e correr como não houvesse amanhã!!!

Sou eu. Só espero é que ninguém o faça...

Logo no inicio tentamos fugir ao pessoal que ia com ténis de pano. para não ficarmos entalados em single tracks... Isto de caminhar também tem estratégias.
Ia super bem, até chegar à 1ª subida, numa zona de vinhas. Tinha um desnível jeitoso, e lama, lama daquela que se agarra aos ténis e é quase preciso puxar a perna com as mãos, porque o pé fica engolido na lama. É nestas alturas que agradeço a mim própria não lavar os ténis. Nunca lavo os ténis, deixo-os na varada e espero que chova. Lavar para quê?? Para me chatear de andar na lama porque os ténis estavam limpinhos???

Lavar para quê??

Até ficaram com uma sola de barro...


Essa 1ª subida custou-me horrores, tenho andado com uma pequena anemia que pelos vistos ainda não passou, cheguei lá acima a ver tudo a andar à roda...

Depois de mais umas subidas e descidas na lama fofa, chegamos a uma zona com "transito parado"... Ouvimos o som de agua a passar com alguma violência, mas não conseguíamos perceber porque estava tudo parado, até que... Ohhh não...
Tínhamos que atravessar o riacho que estava um aspecto agressivo. A organização teve que pôr uma corda para ajudar à passagem e havia pessoal a ajudar. Fiquei um pouco assustada. Mas ao ver a reacção da L, fiquei mais calma, ela estava super entusiasmada por se meter num riacho com água até quase à cintura. Ohhh ET, bolas já fizeste coisas piores, vamos lá sem medo, vá menos medo.

Vista para a coisa... Foto da M



Não era a ET, mas podia ter sido...

Felizmente não há fotos da minha passagem... Não foi fácil, mas fiz. Molhei-me até à cintura, e se não fosse um Kanino que estava na água a ajudar o pessoal a passar, estava provavelmente agora a boiar no Tejo. Tá feito.

Depois foi andar mais uns 6km com os pés a boiar dentro dos ténis.
O percurso foi muito bonito, interessante e com um bom grau de dificuldade, excelente. Passamos por uma casa antiga, linda, mas abandonada que tinha um penico no meio do caminho. Porquê??? Não sei mas foi engraçado.

Estará assombrada??

Porquê???


E vimos renas, sim parece que o Pai Natal está de férias na Arruda dos Vinhos, deve ser pela pinga, que havia no abastecimento, sim aqui a ET também provou a água pé, que estava bem boa.

As renas do Pai Natal


Quase no final apanhamos uma parte de vinha com aquela lama movediça onde a AM ia perdendo a sola de um dos ténis. Não se riam!!! Coitada teve que vir com a sola na mão durante uns bons 2km...


Terminamos quase ao mesmo tempo que a malta do curto. A Maggie e a GN tiveram direito a pódio, e mais tarde tivemos a noticia de que o N também tinha tido direito a pódio na corrida Luzia Dias!!

Parabéns N!!

E parabéns à organização desta prova, adoramos a caminhada, bem marcada, difícil qb, excelente!!


6 comentários:

  1. Obrigado! :)
    O que eu me assustei quando vi o vídeo da travessia do rio! Vocês divertiram-se à brava e são as maiores! Gosto de te ver a voltar a escrever com regularidade.
    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que me assustei quando percebi que tinha que atravessar aquilo?? Ainda por cima nem ligaram o esquentador, a água estava geladinha...

      Não te preocupes que em Alcanena não vamos ter coisas daquelas para atravessar (desde que mantenham o trajecto do ano passado), só lama fofinha, caso chova.
      **

      Eliminar
  2. Que caminhada difícil, mas deve ter sido uma ótima experiência. Acho que só fiz caminhadas com bom tempo, normalmente é um requisito. :)

    ResponderEliminar
  3. Uau, essa foi das boas! Bem arriscada, essa travessia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se viste videos, acho que as fotos não fazem justiça à violência da corrente. Foi assustador, mas depois de passares por estas dificuldades, sentes-te capaz de tudo.

      Eliminar