terça-feira, 15 de janeiro de 2019

De laranja a melão e a coincidência...

Antes de mais um excelente 2019 para todos...

Para mim o final de 2018 e inicio de 2019 foram um pouco maus, mas se não fosse assim não era a mesma coisa. O tanas, bolas não há descanso...

Então, comecei o mês de Dezembro ainda com alguma energia, fiz uns treinos para preparar a São Silvestre de Lisboa. Este ano ia ser especial, era a prova 100 para o N. Não podia faltar a esta celebração, o N tem sido um grande apoio para mim, queria muito estar bem na São Silvestre não só porque adoro aquela prova, com a iluminação de natal a subida mítica ao Marquês e a descida até à meta, mas pelo N...

Então comecei o mês a treinar, fiz o trail de Alcanena (sim terminei e não fui a ultima) com alguma dificuldade, senti muita fraqueza nas pernas, etzisses, mas diverti-me na palheta com os vassouras e sozinha, com os fones nos ouvidos, foi tão bom correr lá em cima na serra, a saltar as pedras, quase a tralhar umas 10 vezes (pernas para cima ET!!!)...

Comecei as minhas merecidas férias dia 20, e dia 20 fiz uma visita forçada às urgências do Hospital da zona... A minha anemia piorou, a laranja andava a fazer das suas... Raios partam a laranja... Levei um saquinho de ferro pela veia e fui para casa, com indicação de que deveria repousar...
Sim, sim, repouso, pois pois. E o treino de natal do grupo e a corrida solidária de Coruche?? Não se fazem repousada. Desde que a minha mãe não sonhe que ando a fazer estes atentados à minha saúde, não há stress... E desde que não haja escadas e subidas...

Então dia 22 lá estava a ET pronta para liderar a caminhada do treino de natal da equipa... Queria correr, mas não conseguia, estava a sentir-me cada vez mais debilitada... Percorremos a cidade, distribuímos sorrisos, votos de boas festas e chocolates. Tiramos um montão de fotos, foi mesmo bom, foram 5km muito divertidos, sem escadas nem subidas.

Ao final da tarde eu e o Gajo fomos para Coruche, para a corrida solidária. Eram mais 5km, não devia de ser difícil... Quando fomos para a zona de partida, encontramos o Filipe Torres. Finalmente falamos pessoalmente, e ele ficou a conhecer o Gajo.
Quando começou a corrida, eu ainda corri um pouco, mas as pernas foram ficando cada vez mais pesadas e tornou-se impossível correr. Até que começo a perceber que vamos subir à igreja do Castelo, onde os meus pais casaram... Aquilo tem uma escadaria imponente, naquela noite parecia que tinha milhares de degraus... Custou-me horrores subir aquilo. Quando dei por mim era a ultima...

-Ohhh ET isso para ti não é novidade. - Dizem vocês, mas naquela noite não sei porquê fiquei mesmo triste, acho que me "caiu a ficha", percebi que estava mesmo mal, lembrei-me que há 29 anos atrás também me custava subir escadas... Porcaria da laranja...
E lá fui eu sempre no final. O Gajo veio buscar-me e desta vez não ralhou comigo por ir atrás de uma senhora com evidente excesso de peso e com uns 70 anos... Foi caladinho. Mas a determinada altura comecei a correr uns metros, parava, andava e voltava a correr. Lá ultrapassei a tal senhora e mais um monte de gente e terminei...
O natal passou, e eu sempre a sentir-me pior, mas não quis dar parte de fraca, não queria ir novamente ao hospital...
E eis que chega o dia 29, o dia da São Silvestre de Lisboa. Nessa altura estava a sentir-me tão fraca que abandonei a ideia de fazer os 10km em modo caminhada. Ia só mesmo para o convívio. Ofereci o meu dorsal a uma companheira de caminhada, a ideia era ficar num ponto estratégico onde pudesse ver o pessoal a passar. Ia até fazer uns cartazes de apoio ao N... Mas a laranja não quis, raios partam a laranja que agora tem vida própria... Antes de almoço era evidente que tinha mesmo que ir para o hospital, e lá fui eu com o Gajo para as urgências... Quando fui observada, a médica que me viu, deu um novo nome à laranja:

- Você tem ai um melão!!!! - disse ela...

E porquê sempre fruta que eu gosto??? Porque não um dióspiro?? Ou iscas?? Ou uma couve de Bruxelas??
Enquanto aguardava pelo resultado das análises consegui convencer o Gajo a ir correr a São Silvestre, desde que levasse o telemóvel com ele (coisa que obviamente não fez). E fiquei sozinha naquela sala de espera, com mais um monte de gente, mas senti-me tão sozinha...
E eis que veio o resultado, tinha que ficar internada, pois tinha os valores tão baixos que era preciso levar sangue... Só nesse dia contei 7 picadelas, 2 injecções, 2 análises, 2 tentativas para porem o caterer e outra que resultou... Fiquei com os braços negros... Nessa altura a concidência, há precisamente 29 anos atrás, estive nas urgências daquele hospital (apesar de ter uma nova localização, é o mesmo nome) há 29 anos atrás tornei-me oficialmente ET, bolas até arrepia...

Uggghhhhhhhhhh

Nascer do sol no hospital...


Felizmente desta vez não tive que fazer a passagem de ano no hospital, depois de 2 saquitos de sangue e mais um de ferro tive alta no dia 31...
Os primeiros dias de 2019 foram muito maus, mas cerrei os dentes e aguentei sem ir ao hospital... Raios partam o melão...

Esta semana voltei ao trabalho, ainda meio zombie, mas muito melhor e dia 31, se correr tudo bem este melão vai à vida!!! Ahhhh toma lá ohh melão...

E com esta conversa toda de melões, só me apetece cantar, coração de melão, melão, melão, melão...











15 comentários:

  1. Que triste coincidência... :(

    Fico sempre sem saber o que dizer nestas situações porque, por mais que tente, nunca saberei ao certo aquilo que sentes.

    De qualquer forma espero que estejas a recuperar bem e que 2019 te brinde com Couve de Bruxelas (que eu também detesto!) e muitas alegrias por essas estradas e trilhos fora!

    Um beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já sinto um alivio gigante por me sentir com mais energia e por ter a cirurgia agendada. Já ando a fazer contas às provas que poderei fazer após a cirurgia, vai ser tão bom correr (viver) sem esta couve de bruxelas gigante...

      **

      Eliminar
  2. O teu blog provoca-me sentimentos mesmo estranhos... É a leitura mais pesada que acompanho, mas o eu sempre optimismo e aparente leveza com que descreves as tuas situações quase que me deixam com um sorriso. Preferia que fosse só a segunda parte... Foi um prazer finalmente conhecer-vos, espero encontrar-vos mais vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh pahh... Pesado??? Normalmente quando estou em baixo não escrevo. Podia ter aproveitado para escrever nestas semanas que estive de molho, mas andava tão triste, e desiludida que nem conseguia... Por pior que me sinta, lembro-me daqueles meninos e pais que estão no 7º andar do IPO... É como levar uma chapada para arrebitar... Tento sempre rir-me de tudo, nem que seja uns dias depois. Até quando as enfermeiras andavam a picar-me arranjava maneira de gozar com as tentativas falhadas de arranjar veia. Fiquei com os braços negros, mas fartei-me de rir.
      Vamos ver-nos por aí mais vezes!!
      **

      Eliminar
  3. Lamento todas estas reviravoltas... E fico aqui a torcer para que dia 31 te livres mesmo desse melão. Neste momento, tudo o que importa é recuperares a tua saúde e a tua qualidade de vida!

    Muita força e já sabes onde estou!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior já passou, agora é preparar-me para o grande dia. Amanhã recomeço as caminhadas e no sábado já espero corrinhar um pouco :) quero estar forte para o que vem aí. Só tenho pena de não ter ido à São Silvestre e ao trilho dos Reis... E Sicó, provavelmente vou perder essa prova... Mas há mais provas e sem o dióspiro gigante vai ser muito melhor.

      Obrigada pelo apoio!!
      **

      Eliminar
  4. Ohh rapariga … sinto o mesmo que o Filipe Torres quando venho aqui e leio estas coisas, um misto de sentimentos que acaba sempre com um sorriso, porque apesar de todas as dificuldades consegues ter um humor que contagia. Pelo menos neste tasquinho mas acredito que sejas assim no dia-a-dia tb. Olha … espero que melhores o possível até ao dia 31, e que a tal cirurgia corra a 110% para poderes concretizar os teus planos - e para que corras e caminhes e tenhas histórias para vir aqui contar e fazer-me rir com as peripécias.
    Beijinhos ET … põe-te bem :)

    P.S. e eu a queixar-me de um dói dói minúsculo de uma coxa … enfim, gajos não é? :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando estou em modo depré, a melhor maneira de dar a volta à coisa é ir ao teu blog. Fico logo bem disposta...

      A tua dor não é tão diferente da minha, ambas impedem-nos de fazer o que gostamos...
      Boa recuperação!!
      **

      Eliminar
    2. Se for verdade … já vale a pena ter o tasco aberto :)

      Eliminar
  5. Por coincidência, estou a ouvir o podcast do Strava.

    São questões diferentes, pelo menos nestes 3 casos que estão a descrever as suas experiências, e realmente, a minha dorzinha nos tornozelos ou nos joelhos é isso mesmo, dorzinha.

    Livra-te lá do melão, nem sequer é a época deles e os bons e que vale a pena ter são os do Ribatejo e Alentejo.

    Desejo-te que corra mesmo tudo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada...
      São tão bons os do Ribatejo, amarelinhos... Huummm...
      **

      Eliminar
  6. Miúda, meteste-me a "suar dos olhos", pá! O dia de dar cabo dessa isca está próximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dá correres enquanto escreves, ficas a suar dos olhos!!!
      Estou a contar as horas!!
      **

      Eliminar