terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A felicidade numa descida...

Finalmente, foi pouco, mas encheu-me a alma de felicidade...

Este fim de semana resolvi tirar os ténis da gaveta...

No sábado houve a primeira prova do torneio das localidades de Loures. Ia ser uma prova de corta mato, de 4km. O pessoal da equipa inscreveu-se em massa neste torneio. Para o corta mato éramos 12. A primeira a entrar em competição era a mini ET... Eu avisei-a que ia ser uma prova difícil, porque aquelas meninas treinam todos os dias, enquanto ela brinca e vê televisão, não podia achar que ia fazer um brilharete. O problema é que ela não sabe perder, fica danada. Entretanto tinha começado a chover, ia ser um corta mato enlameado... A mini ET andava a aquecer com o Gajo que lhe ia dando umas dicas...

- Só espero que ela não seja a ultima, se for nunca mais vai querer participar neste torneio...

E eis que começa a prova dela. Ela fazia uma volta de 1km. E começam a chegar os primeiros... E a mini ET??? Nada... Será que caiu?? Começo a ficar preocupada. Então começo a vê-la... Vinha danada, pegou no buff dela (que não é da Buff porque ela não é trail runner profissional) e atirou-o para o chão. Quando vi aquela atitude passei-me, mas passei-me mesmo. Fui ter com ela e quase que a empurrei para acabar aquilo. Foi um mega drama. Não sei a quem é que ela sai assim, dramática, deve ser ao Gajo, de certeza...

Estava feito, mesmo com aquele nível de drama, conseguimos um pontinho para a equipa, o primeiro...

Depois estava na altura nas mulheres de vários escalões, estava na minha hora... Nessa altura chovia muito, já tinha os pés a boiar nos meus ténis de estrada, tão adequados à lama, mas não estava preocupada, só queria divertir-me, e aproveitar a energia que sentia para tentar correr o que conseguisse... Há mais de um mês que não treinava e ainda sinto a falta de energia nas pernas e dificuldade em respirar quando subo escadas, mas nada me ia impedir de me divertir, nem a porcaria do melão. Ponho os fones nos ouvidos e ligo a playlist que ouvia quando estava proibida de fazer esforços. Senti que já estava a suar dos olhos... Controla-te ET!!!

E começa... Bolas a playlist começa a falhar, o telemóvel começa a fazer chamadas... Ouço nos fones, estou?? Estou?? Tive que parar, tirar o telemóvel da bolsa e avisar a S que agora não podia falar com ela porque estava a correr... E pronto, lá estava a ET no final... Olho para trás e vejo uma senhora a correr com um ritmo muito lento e "dou corda aos sapatos". Agora sim posso apreciar a prova, sentir o vento, olhar a paisagem, sentia-me tão bem. A lama foi facilmente contornada, uma subida daquelas que temos de fazer com um impulso e uma descida, curta, mas das boas...

-OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!

Não resisti, tive que dar um gritinho de felicidade... Tão bom, como é bom perceber que as coisas que nos trazem alegria são tão simples, como uma descida com lama...
E lá fui eu com um mega sorriso na cara.

A prova era bem difícil, corri o que consegui, e quando estava cansada andava... Olho para trás, a senhora que ia no final nem se via... Podia ir nas calmas...

Esta prova consistia em dar 2 voltas a um circuito de 2km. Antes da meta havia uma subidona difícil. Depois dessas subida estava o Gajo e o resto do pessoal a dar apoio.

Quando estava a terminar a 1ª volta avisei o Gajo:

- Isto é difícil, mas não sou a ultima!!

Eu acho que no momento ele não acreditou.
No inicio da ultima volta vou sempre muito perto de 2 senhoras. Uma delas com evidente excesso de peso e calças de fato de treino de algodão. Eu fiquei com um trauma desde o TNLO que fiz com o Gajo (21km de tortura) por causa de pessoas que correm com calças de fato de treino de algodão... Esta ultima volta só ouvia na minha cabeça o Gajo:

- Vais terminar atrás desta senhora com evidente excesso de peso e CALÇAS DE PANO????

AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!

Não podia.

Percebi que ela não queria que eu a ultrapassasse... Eu corria, ela corria, eu andava, ela andava... Mau, ia ser difícil, mas eu não queria ter que ouvir o Gajo a gozar-me, tinha que fazer alguma coisa...
Ia dar tudo na recta da meta. Assim, depois da subida, comecei a dar-lhe gás!!!
Imaginem o Bolt em camera lenta!!!
A senhora apercebeu-se e também puxou, mas eu estava imparável, até que aconteceu algo que nunca pensei que me acontecesse...

A luta pelo antepenúltimo lugar ia ser épica!!! 

Então não é que a senhora, ao aperceber-se que eu a ia ultrapassar tentou meter-se à minha frente. Tive que parar senão levava um empurrão e lá ia a ET para o chão.

Mas às vezes há coisas sem explicação, o universo queria que eu fosse a antepenúltima.

Logo a seguir à tentativa de falta para cartão vermelho, a senhora engana-se e sai do percurso. Desta maneira consegui passar-lhe (sem necessidade de recorrer a violência) e cheguei à frente dela, estava a morrer, mas bolas fui a ANTEPENÚLTIMA!!! Ahhh que felicidade... Mais 1 ponto meu, outro da SB e não sei quantos da CM que ficou em 6º no escalão dela.

Depois deste final épico, dificilmente haveria tanta emoção nas restantes provas...

E assim foi. Depois da minha prova, é a altura da prova do Gajo e dos outros gajos da equipa. Depois de começarem vejo a SB que me diz:

-O Gajo já vem todo rebentado no 1º km...
Bolas...

Passa então o NP com aspecto que iria ao podium (para não variar), passa o H com um ar de alface fresca, e passa o Gajo com uma carunga, parecia que ia a fugir do fim do mundo... Passa o LBZ com um ar super feliz, e o N com um ar... Realmente quem tira o alcatrão ao N, tira-lhe tudo...
Veredicto geral:

A prova era muito difícil!!!

Depois da prova dos gajos, a prova dos gajos mais velhos. Tínhamos o F, o NM, o J e o TZ.

Também eles fizeram provas 5* e acharam o percurso difícil.

Tivemos um 2º lugar e um 3º lugar e fomos a equipa nº11 (em 21). Nada mau...

Para mim foi espectacular depois de tudo o que passei no ultimo mês, chegar em antepenúltimo lugar, foi a felicidade numa descida, subida e recta da meta!!

Que tempo é que fiz??? Nem sei, nem vi, nem quis ver... O importante era poder estar ali e sentir o vento na cara...

11 comentários:

  1. Ahahahah o que eu me ri, uma verdadeira aventura! O universo a conspirar a teu favor!

    Parabéns pela prova e pelo antepenúltimo lugar, todos os que tiram o rabo do sofá merecem ser parabenizados, quanto mais aqueles que passam do sofá para a lama! :P

    E parabéns também à mini ET!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma vez tinha que conspirar a meu favor... Mas a luta pelos lugares acima do ultimo são perigosas, acho que me vou dedicar a ser a ultima...

      **

      Eliminar
  2. Muito bom :):):) … luta épica essa, e é altura de dizer "o karma é lixado". Vocês são uma equipa de DJ e MC's ou partidos políticos? NM,TZ, NP??? Porra … os vossos pais não gostavam de vocês quando vos deram nomes :)
    Revi-me nessa birra da filhota .. tenho dois animaizinhos desses em casa :)
    Bem … é bom estares assim mais ou menos de volta … quando esse melão for à vida é que vai ser :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol. Foi mesmo uma luta épica... Felizmente parei e desvie-me, senão provavelmente não estaria aqui a contar a história, estaria com um braço partido ou algo do género, é que eu sou levezinha...A filhota sai ao pai, só pode, porque eu não faço birras nem arranjo dramas em tudo...
      O pessoal??? Só gente 5*, alguns meio loucos, mas 5*!!
      **

      Eliminar
  3. aaha muito bom! Grande ET! Isso de ficar atrás de pessoas de calças de fato de treino é que não pode mesmo ser, estou com o gajo! E como eu compreendo essa alegria na descida..fico feliz por ti! Beijinhos, venham mais descidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gajo jurou a pés juntos que não ia ralhar comigo, mas eu não acredito... Foi só para tirar a barriga da miséria, porque agora tenho que me resguardar, tenho uma batalha pela frente... Wish me luck!!!
      **

      Eliminar
  4. "Não resisti, tive que dar um gritinho de felicidade... Tão bom, como é bom perceber que as coisas que nos trazem alegria são tão simples, como uma descida com lama...
    E lá fui eu com um mega sorriso na cara"

    Uma maravilha ler frases destas! :)
    Que bom!

    Relato empolgante e achei piada à frase "Bolt em câmara lenta" :)

    Muitos parabéns, continua assim, e tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma luta emocionante!!! Mas ia ficar feliz, mesmo se fosse a ultima, o importante era participar...
      **

      Eliminar
  5. Épico!

    E quando é contado assim é porque a alegria foi muita e contagiante.

    E é apenas isso que é necessário.

    Excesso de peso ainda vá, agora CALÇAS DE FATO DE TREINO??? Estou com o Gajo!

    Parabéns pela prova e boa disposição e espero que tenha dado alento para o que aí vem (figas feitas)

    bjs

    PS: No Domingo, o Miúdo lá de casa fez birra pois a equipa dele ficou em 3º...num jogo do encontro regional de...escuteiros ahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que a luta pelo antepenúltimo lugar fosse assim tão emocionante. Normalmente não faço questão de lutar por lugar nenhum, só quero acabar, não sei o que me deu...
      Lol estes miúdos dão-nos cabo da cabeça...
      **

      Eliminar