terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Operação extraterrestre...

Só podia, não é?? NÃO!!! Mas porque é que as coisas têm que ser sempre extraterrestres... Porque não que não posso ter direito a coisas normais?? 

Então eu explico:
Depois do meu mítico antepenúltimo lugar no corta mato comecei com uma tosse horrorosa. De certeza que a senhora que chegou em penúltimo é praticante de vudu ou rugadora de pragas profissional pois a tosse não passava de maneira nenhuma... E o problema é que não nos operam se tivermos com tosse por isso imaginam o meu stress pré operatório. Tinha que acabar com aquela tosse. Experimentei tudo, todas as mésinhas. Na sexta-feira anterior à cirurgia fui às urgências, tal era o desespero. Felizmente temos o SAMS e fui rapidamente atendida por uma médica 5*. Ela percebeu o meu desespero. Receitou-me antibiótico, anti-histamínico e um chá com gengibre, limão, mel e bagaço ou whisky e gargarejo com água morna e sal...


Além destas misturadas, tentei ainda o xarope de cenoura com mel e gema de ovo com mel e umas gotas de limão... Confesso que beber chá com whisky ao pequeno almoço em frente à mini ET me envergonhava um pouco...
Sentia-me melhor com o xarope de cenoura, a gema de ovo com mel e os gargarejos com água salgada...
Não sei se a senhora que ficou em penúltimo se cansou de me rogar pragas ou estragou a boneca de vudu ou então as mésinhas funcionaram, mas no dia antes da operação a tosse tinha passado...

Então dia 30 lá fui eu com vontade de tirar o melão, não estava nervosa... Quando chegamos lá a enfermeira disse que a cirurgia demorava cerca de 2 horas e que o Gajo iria ser avisado por SMS quando começava, quando fosse para o recobro e quando fosse para a enfermaria. A coisa começou bem. Fui picada 2 vezes para tirar sangue. O jantar foi uma sopa sem sal e tive que beber um cocktail horrível para "tratar dos intestinos"...

Na quinta, dia 31 levantei-me bem cedo, tomei banho e fui para o bloco. Estive imenso tempo à espera. Estava sempre com medo de tossir... E eis que chega a altura de dormir... devia de ser umas 10h quando a operação extraterreste começou...

Dormi, dormi, dormi. Sei que sonhei, mas não me lembro do sonho... Estava descansada sem noção do stress que provoquei na minha família e amigos.

Até que o descanso terminou... Abri os olhos, não conseguia respirar e sentia um desconforto... Não tinha noção onde estava nem que horas eram, mas sentia que era tarde...
Ouvi a voz da CL, a enfermeira da nossa equipa, que trabalha no hospital onde estava... E olhei para o lado e vi o Gajo... Mas onde estava?? Não era suposto estar na enfermaria???
Estava na unidade de cuidados intermédios. Para não variar a minha cirurgia tinha que correr mal...

Raios partam o melão...

Passei a noite em claro... Havia um relógio à minha frente que me parecia demasiado lento, as horas não passavam. Estava um frio gélido, a minha cama não tinha comando, por isso tinha que estar sempre a pedir a alguém que ajustasse a cabeceira, as pessoas que estavam nas outras camas tinham ataques de tosse horrorosos e/ou acesso de loucura e começavam aos berros... Foi uma noite extraterrestre, não me chegavam as dores e o desconforto...

Na manhã seguinte ainda me sentia pior. As dores e o desconforto de estar sempre na mesma posição aliado ao cansaço que sentia e não perceber o que se tinha passado. Foi muito mau... Até que vejo a minha medica na porta. Fiquei logo com "os olhos a suar" (devia de ser da anestesia)...

- Drª o que é que correu mal? Porque é que estou aqui?

A minha médica é muito directa e relax!!!

- O teu mioma era muito duro, foi muito difícil retira-lo. Tivemos que fazer um furo extra e perdeste muito sangue. A tua cirurgia demorou 6 horas e tiveste que levar 2 transfusões de sangue!!

6 HORAS??? Bolas 6 horas... Pareceu me muito tempo para tirar um melão. Devia de ser um melão do Entroncamento (um fenómeno)...

Parece que costumam tirar laranjas e melões aos bocados...

- E ninguém tirou fotos?? Gostava de ver o famoso mioma...

Noop ninguém se lembrou de tirar fotos ao melão do Entroncamento, mesmo assim tive direito a recordações do querido melão, 4 furos na barriga, uma "estadia" no hospital para esquecer, mais 2 transfusões de sangue e 1 mês de baixa para recuperar em modo "come e dorme"...
Depois de fazer choradinho a todos os médicos e enfermeiras para ir para a enfermaria, lá os convenci, no final do dia tive autorização para sair dos cuidados intermédios. E precisamente nessa altura comecei a sentir um dos efeito secundários da laparoscopia, o ar. Eu por acaso não sabia mas durante a cirurgia é introduzido dioxido de carbono para auxiliar os médicos. Imaginem a quantidade de gás que eu tinha, foram 6 horas... Não consigo entender porque é que só passado mais de 24 horas é que comecei a sentir me a inchar... Devia de parecer um balão com pernas, braços e cara de caveira a andar devagar tipo velhinha corcunda...
A minha estadia de quase uma semana quase dava para escrever um livro... Cheguei a um ponto em que não conseguia parar de chorar, parecia que nada corria bem. Acreditem que já passei por bem pior, mas mesmo assim não conseguia deixar de ficar triste, porque é que não podia ter uma "experiência normal" num hospital? Bolas sou mesmo azarada...

Como os valor da minha hemoglobina  estavam a descer diariamente, os médicos suspeitavam que tinha algures uma hemorragia. O valor normal é de 12 (não sei a unidade) e o meu minimo foi 7.2!!!
Não imaginam os exames que fiz para  não detectarem nada... Levei mais 2 sacos de sangue (560ml de sangue novo ahhhhhh) e fiquei mais ou menos bem... E FINALMENTE fui para casa...

- Drª posso caminhar??

- Nem pensar, máximo 10 minutos mas só daqui a 2 semanas, nada de esforços...

A recuperação tem sido difícil. A energia está a regressar aos poucos. A cabeça ficou afectada pela anestesia, e fiquei com um segundo umbigo. Pois é o furo extra que fizeram acima do umbigo ficou em formato cova... Vamos ver ser volta ao normal. Provavelmente não, e porquê???

PORQUE SOU UMA EXTRATERRESTRE, AGORA COM 2 UMBIGOS!!!

Durante a minha estadia no hospital uma enfermeira disse me que iria receber um relatório detalhado do melão do Entroncamento, com o peso. Só vos digo uma coisa, se o fruto pesar menos que 4kg vou ter que gozar com a médica.

- Drª 6 horas e 4 furos para tirar um melão de 3kg??? Tem que mudar de profissão!!! Não tem jeito para tirar melões!!!

Nisto tudo o que mais me incomoda, mais que as dores, o desconforto, as picadas nos braços, barriga e pernas, etc, é que enquanto eu estive 6 horas a dormir, a sonhar, ninguém sabia nada de mim, nada... Foram horas de desespero para a minha família e amigos. Nem a CL que trabalha no hospital conseguiu saber o que se estava a passar. Deviam de andar à porrada com o melão do Entroncamento e não tinham tempo para avisar ninguém que eu estava bem, ou mais ou menos bem...

Mas já passou e não vejo a hora de voltar a caminhar e a correr. O ultimo lugar está sempre garantido...

Mimos 

14 comentários:

  1. Um grande beijinho a desejar que agora corra tudo bem para uma eficaz recuperação

    ResponderEliminar
  2. Boa recuperação ET! Os desafios mais difíceis são dados aos mais fortes! Força nisso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu não sou assim tão forte. Havias de ver quando mudo os pensos dos furos, pereço uma bebé, aqueles adesivos doem a tirar...
      **

      Eliminar
  3. Adoro o teu desassombro a escrever sobre estas questões.

    Escrito isto, é recuperar e fazer o que a doutora manda!

    Na fotografia, quem está a dar mimo a quem ;)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a fazer festinhas e a receber muito carinho daquele maluco...
      **

      Eliminar
  4. O que já me ri com isto … consigo imaginar um balão com pernas :D … bem, espero que agora tudo se encaminha para a normalidade rapidamente. As melhoras. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh rapariga! Que história mesmo de extraterrestre! Mas, como sempre, deste a volta e superaste o desafio :) Agora é ter muita calma, muita paciência, e recuperar :) As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ET com 2 umbigos... Como é que dou a volta a isto??? Ahhh só a mim...
      **

      Eliminar
  6. Um grande abraço. Nós por cá esperamos pelo teu regresso épico à cauda do pelotão. Um grande abraço e muita força para o gajo e a toda a tua familia também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo a hora de regressar a arrasar os últimos lugares!!!
      **

      Eliminar
  7. Oh pá, não faças outra dessas, ok? Não basta demorares imenso tempo a terminar as provas, também tinhas que demorar o triplo do esperado a dar cabo do melão? :P
    É que desta vez acompanhar-te até à meta foi muito mais difícil!
    Beijinhos! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu a dormir... Era um melão fenomenal... RIP Melão...
      Obrigada pelo apoio!! Tás sempre lá!!
      **

      Eliminar