segunda-feira, 18 de março de 2019

Life sucks, and then you die...

Pois é, a vida é uma porcaria, diria mesmo uma merda, e a única, a unicasinha coisa que temos garantida é a morte...

Desculpem a linguagem, mas às vezes tem que ser... Este texto é para ti!! Sim tu sabes que é para ti!!

A depressão é uma coisa lixada, até por quem não está deprimido!!!
Pois, não é fácil para quem não está (e muito mais para quem nunca esteve) deprimido perceber porque é que alguém que aparentemente tem uma vida saudável e sem problemas graves, está apática, em baixo, distante, deprimida...
Não é só o deprimido que sofre, todos os que estão à sua volta sofrem, têm duvidas...
-Será que o magoei?
-Disse ou fiz algo para o magoar?

Eu passei por algo que posso hoje dizer que foi uma depressão.
Uma semana (mais ou menos) depois de eu ter sido internada na pediatria do IPO, foi internada a Leila, uma menina que tinha a minha idade e a mesma doença que eu. As nossas mães ficaram amigas. E nós também, dentro do possível. Via-mo-nos nas consultas, fazíamos tratamentos na mesma altura. Mas quando fui para Londres para fazer o meu auto-transplante perdi o contacto com ela. Nunca mais a vi, e a minha mãe deixou de falar dela... Passados uns 10 anos descobri que ela não tinha sobrevivido. Comecei a bater mal. Estava tão mal que lembro-me de estar um dia na gare do Oriente a ver o comboio a chegar e pensei que se saltasse toda a dor e culpa que sentia por ter sobrevivido iria desaparecer... Nessa altura percebi que tinha que fazer algo por mim, tinha que tirar aquela culpa da minha cabeça. Falei com uma psicóloga, a mesma que 10 anos antes me tinha acompanhado no internamento. Fez me bem falar com alguém que me entendia.

Volta e meia tenho dias "depré" mas depois lembro-me dos meninos que estão naquele 7º andar, a sofrer, lembro-me dos choros, das caras desesperadas dos pais, e penso na perda de tempo que é estar triste e zangada, temos uma vida e algo que está garantido, a morte. Aprendi a ver o lado positivo e engraçado das MERDAS que me acontecem. Tem que haver sempre algo positivo, mesmo nas coisas más...
Até na depressão...

Se te sentes em baixo, sem vontade de nada, fala com alguém, pf fala com alguém, se quiseres fala comigo, estou aqui para o que precisares, prometo que não volto a dar-te um calduço...
 


4 comentários:

  1. Acho que um dos principais problemas da depressão, e que leva a que as pessoas não falem sobre isso, é precisamente o sentirem e saberem que têm tudo para serem felizes e que existem pessoas com razões muito sérias para estarem deprimidas. Isso faz com que se fechem, com que sintam que o seu sofrimento não faz sentido e é ridículo, e por isso não falam sobre ele. Até ao dia em que é tarde demais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a pessoa que está deprimida sabe que está a ter um "momento parvo"... Não é fácil assumir a depressão...

      Eliminar
  2. Tão verdade … já lidei com um caso muito muito de perto. Ninguém que diga que está livre. No nosso caso a coisa resolveu-se mas que foi muito duro, muitas vezes desesperante .. isso foi.

    ResponderEliminar
  3. Sim, sei o que isso é por experiência própria em 1991, sem razões reais mas apenas por excesso de trabalho. É muito duro!

    ResponderEliminar