terça-feira, 30 de maio de 2017

Nada de loucuras...

Depois da confiança ganha com o meu amigo Carlinhos (agora está mais Carlos) achei que estava na hora de me juntar a um grupo de corrida. Optei por um grupo que corre na cidade e esporadicamente vão para o monte explorar trilhos.
Não há atletas profissionais no grupo. São  pessoas normais que adoram correr e conviver. O líder é um homem muito ponderado com uns picos de loucura. Já corre há muitos anos, conhece os melhores trilhos e caminhos da zona...
Na primeira vez que fui senti que apesar das minhas evidentes dificuldades, ninguém parecia importar se em fazer piscinas, para voltar para trás, para saber como é que eu estava.
Não faltaram as dicas, de como respirar ou fazer uma subida (smalls steps)... É claro que no primeiro dia acompanhei o pessoal apenas um bocadinho, mas fiquei feliz.
Mas o meu objetivo era correr 1 km sem parar. Não estava fácil.
Quando fui ao IPO para a consulta de endocrinologia comentei com a médica, que tinha muita dificuldade em correr, controlar a respiração...
Ela vira se para mim e diz algo do género:
"Minha querida ET, nunca vais conseguir correr muito, os teus pulmões foram também bastante afectados pela radioterapia..."
Eu ouvi aquilo e pensei, #@#€@€ (asneira daquelas gordas) outra vez a mesma desculpa... $%$#&$, não vou desistir...
No dia seguinte fui treinar de manhã para um parque muito conhecido em Lisboa. Na altura usava a aplicação ​da Nike, que tem a possibilidade de avisar cada vez que completamos um km. Estava uma manhã de janeiro, solarenga, perfeita...



Lembro me bem (o que é uma raridade, já que​ também a minha memória funciona muito mal, por causa da TBI) o momento em que ouvi nos fones 1km... Fiquei tão feliz... O meu primeiro kilometro sem parar...  Mas havia de ser o início, ia conseguir correr...
Mais tarde, já com a minha pediatra (lol, quase quarentona mas ainda tenho pediatra) voltei a falar sobre a minha dificuldade em correr. Resposta:
"ET, correres 10km equivale a 1 maratona para o teu coração. Ele já passou por tanto. Vai com calma e nada de esforços extremos"

Ok, ok, nada de loucuras...

5 comentários:

  1. Está a ser uma leitura muito interessante!

    Fico à espera dos próximos capítulos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá ET! Gostei de te conhecer. Isto como encontro imediato do 2o ou 3o grau? O melhor é ires escrevendo que eu quero saber quantos beeps já ouves da aplicação!

    ResponderEliminar
  3. Tens aqui mais um leitor.

    ResponderEliminar
  4. Só cheguei aqui agora mas já li tudo o que havia para ler :)

    Parece-me que a tua médica tem razão: nada de loucuras! Mas, aqui entre nós, acho que é tudo uma questão de calma, de paciência, de treino, e, acima de tudo, de ires ouvindo o teu corpo.

    Bons treinos :)

    ResponderEliminar