quarta-feira, 7 de junho de 2017

Treino louco

Pois é, o pico de loucura do líder do nosso grupo de corrida apareceu ontem...

A ET, que tem andado em baixo de forma (também nunca foi muita, a forma) foi treinar com o gang, à espera de algo, vá soft, não soft light porque quando o L (de líder) está em forma (o que é normal) os treinos são um pouco puxados, por isso já estava à espera de um treino duro.

Bem que preciso, vou fazer a minha primeira prova de 15km, e para alguém que mal se aguenta a fazer 10km, o treino duro é essencial, mas bolas não era preciso tanta subida.


O L passava o tempo todo a dizer, agora é sempre a descer... O tanas... Houve alturas em que corri com todas as minhas forças de maneira a chegar até ele, para lhe apertar o pescoço... Mas ele corre mais que eu.

Acabamos no topo do monte, já estava a escurecer e tivemos que descer tudo às escuras (claro que ninguém levou frontal ou sequer tenis de trail) à luz da lua, por uma zona escorregadia (claro que houve tralhos, mas a ET safou se). Fui, para não variar a ultima e houve uma altura que tive de parar, estava com tantas cãibras na perna, foi até triste/romantico, eu, sozinha, no meio do monte, agarrada à perna, à luz da lua, com vontade de chorar... Não, foi mesmo só engraçado.
Felizmente um colega voltou para trás e ajudou me. Puxei a meia de compressão para baixo e recomecei a descida, quase suicida...

Mais uns km e a tortura terminou... Para a semana estou lá outra vez, ma levo frontal e tenis de trail, não vá o L ter acessos de loucura.

Conclusão, a ET não consegue subir a correr. Estou lixada, como vou eu fazer uma prova de estrada de 15km??? E talvez as meias de compressão não sejam boa ideia...

Já agora, preciso de uma dica:

Tomo Cálcio e Magnésio, e tive muitas cãibras nos dedos dos pés, a subir e na zona entre a perna e o pé, quando desci o monte... Alguém recomenda alguma coisa (alem de treinos mais regulares)???

16 comentários:

  1. É uma imagem bonita, sim ;)

    Não sei bem o que te dizer, porque foram raras as vezes em que tive cãibras. Já acordei a meio da noite com elas (e não recomendo), mas em prova/treino, aconteceu apenas 2 ou 3 vezes.

    Se já tomas cálcio e magnésio, não sei que mais te dizer... Pode ter mesmo que ver com a necessidade de treinos mais regulares. E os alongamentos ajudam muito, também!

    Bons treinos e boa prova :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei bem o que é acordar à noite com cãibras na perna, ou no pé... Desde que fiquei sem tiróide é horrível, imagina cãibras abaixo das costelas, quando me calçava, ou no pescoço quando bocejo é mesmo à ET. O cálcio e a magnesona ajudam, mas mesmo assim ainda fico à rasca...

      Eliminar
    2. Provavelmente, tem a ver com a tua condição de "extraterrestre" ;) Insiste com treinos mais regulares, muita água, e muitos alongamentos. Se persistir, procura quem entenda do assunto :)

      Eliminar
  2. Para evitar cãibras, o que aconselho (a maior parte já fazes e ou já se falou)

    1. Todos os dias, a primeira coisa a comer após levantar, uma banana

    2. Beber 1,5 a 2 litros de água diariamente e fora das refeições

    3. Fazer ciclos de 2 a 3 meses de magnésio (há vários, eu tomo Magnesio OK)

    Estreia em corrida de estrada de 15 km?
    Nesta altura só pode ser num sítio. Também vou lá estar e pela décima vez pois as Fogueiras são imperdíveis. Vais adorar o ambiente. O percurso é fácil até meio, depois tem uma subida de cerca de 3 km mas que se faz bem se reservaste forças para elas e depois é a descer até Peniche, começando aí a cheirar a meta.
    Uma óptima e fantástica estreia é o que te desejo e se me vires, fala para conhecer a ET :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas. Vou comprar bananas :)
      Tomo Magnesona, prescrito p/médico, porque a minha etezice afectou também o meu fígado e não posso tomar nada sem o OK médico. O meu gel é mel e/ou marmelada, nada de gel "normal" o que também não ajuda.

      As fogueiras foram bastante publicitadas no meu grupo. Não tenho medo de não acabar, assusta me mais ser das ultimas a terminar e já não ter sardinhas :)

      Eliminar
    2. Vamos estar todos nas Fogueiras? Uau! Ainda fazemos uma festa da blogoesfera ;)

      João fiquei assustada com essa subida de 3km... Confesso que ainda nem olhei para aquilo!...

      Eu estou lá nas últimas, também ;)

      Eliminar
    3. Não, não te assustes que se faz bem pois não é muito inclinada. E tem uma grande vantagem, é na parte mais escura portanto não se vê a subida. E olha que não estou a brincar, psicologicamente funciona bem. Além disso, o pelotão é extenso e vamos sempre com outros colegas de corrida ao lado, o que é uma muito boa ajuda :)

      Eliminar
    4. Oh João!!! Uma pessoa a fazer um trabalho hercúleo a tentar minimizar a distância da subida e tu agora vens dizer que afinal são 3kms? Está tudo estragado, pá! :)
      É isso, é às escuras e nem se nota! :)

      ET, ainda não tinha vindo cá comentar nada, mas desta vez não resisti!

      Eliminar
    5. Eu leio-te desde o primeiro dia. Apenas tenho estado aqui sossegadito a observar em silêncio. ;)

      Eliminar
  3. Opps... Só depois de publicar é que notei que tinha pensado no ponto 4 mas esqueci-me de o escrever... Cá vai:

    4. Fazer alongamentos regularmente e antes de deitar. Se as cãibras costumarem ser nos gémeos, há aqui um video de auto massagem que é muito bom e é a auto massagem que costumo fazer:
    https://www.youtube.com/watch?v=CIPX7sCizbE

    Força para a estreia em 15! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu faço alongamentos ao acordar e ao deitar...os primeiros ficam todos aldrabados, mas depois lá atino!

    ET, preciso de umas informações, mas não tens e-mail visível no blog. Este é o meu runnerwannabe@sapo.pt , contacta-me :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tipo de alongamentos fazes de manhã. Hoje quando me levantei ainda fiquei uns 5 segundos a pensar nos alongamentos que deveria fazer, depois olhei para o relógio...

      Eliminar
  5. O primeiro exercício é encostar-me à parede...para acabar de acordar! Depois começo por alongar os gémeos (devagarinho que está tudo dormente ainda) e depois faço uma variante destes alongamentos, de forma a recrutar o tibial posterior (o meu músculo manhoso). Se estiver inspirada, ainda revisito mais 2 ou 3 alongamentos clássicos (tempo gasto: 5 a 7 minutos)

    ResponderEliminar