terça-feira, 19 de setembro de 2017

A dolorosa...

Não me perguntem porquê, mas a prova de trail fetiche do pessoal da equipa, é o trilho das dores, que se realiza em terras ribatejanas (não, não é na Serra da Estrela, ou na serra da Lousã) mais precisamente nas Abitureiras, em Santarém.
No ano passado foi a maioria do pessoal, só não foi quem não gosta de trails, quem estava lesionado ou quem preferiu fazer meia maratona de Viseu...
Eu que nunca tinha feito uma prova de jeito de trail inscrevi me, claro, ía toda a gente, a ET também tinha que ir.
Depois de em Agosto fazer o TNLO2016 (na altura foi 15km) achei que mais uns 5 ou 6km não iriam fazer grande diferença, fazia as dores na boa...
Mas devo dizer que não foi na boa, mas não foi MESMO, as dores foram DOLOROSAS, pelo menos para mim.
Imagino que para 98% do pessoal achou as dores fáceis, mas para mim não. Ok, vou parar de "dizer" que foi difícil para mim...
Vá, continuando, logo de inicio ataquei a minha posição habitual na classificação, que é o ultimo lugar, mas não foi fácil a concorrência era feroz!!! Vinha num grupo com mais 4 colegas de equipa. Duas delas ficaram KO logo de inicio, era joelhos lixados, pés com bolhas, sei lá mais o quê... Mas nunca desistiram, nem com a nossa insistência... Entretanto "apanhamos" uma senhora que tinha sido abandonada pela equipa. Lá fomos sempre muito devagar, a subir e a descer em passo de caracol, a escorregar, com um calor abrasador. O pessoal que ía mais à frente ligou a dizer que por volta dos 15km havia uma subida horrível, mas por volta dos 18 km, havia uma muito pior, com corda. Nunca mais me esqueço no abastecimento dos 15km estar a olhar para aquela subida à minha frente. Pensei tanta vez em desistir, principalmente quando a AC afirmou que ía ficar por ali. Nesse abastecimento ficou a AC e a senhora da outra equipa. Eu "engoli em seco" e continuei.


Olha a ET, sempre no fim...



Na subida dos 15 km bati com a cabeça numa rocha e mais à frente numa descida fofinha caí de rabo e bati numa pedra. Por momentos pensei que a minha prova tivesse acabado ali. Foi um momento estranho, porque só ouvia a minha cabeça, mas via as minhas colegas a chamarem me, via as bocas delas mexerem, mas ouvia na minha cabeça algo do género:
-"Já te lixaste, como é que vais trabalhar amanha?? Devias de ter ficado no abastecimento com a AC!!"
Foi um momento etezado... Terra chama ET, terra chama ET!!! De repente oiço uma das vassouras que já nos acompanhava, a dizer algo reconfortante:
 - Agora aqui, só de helicóptero!!
Que coisa fofa de se dizer. E oiço a uma das minhas colegas a gritar me; "ET, LEVANTA TE!!! OLHA PARA MIM E LEVANTA TE!!!"
Bolas, eu levantei me, não tinha hipótese... Durante uns dias custou me sentar me, mas levantei me e continuei.
Ao chegarmos à famosa subida das cordas, já íamos tão assustadas que parecia que íamos escalar o monte Evereste... Quando cheguei lá acima, fiquei tão emocionada que confesso que houve uma lágrima sacana que escapou...
O final foi estranho, tinha vontade de correr, mas não podia deixar as minhas companheiras de batalha. Fomos a caminhar devagar, sobre um sol abrasador.
Quando passei a meta, prometi a mim mesma:

NUNCA MAIS VOU PARTICIPAR NESTES TRAILS LOUCOS!!!


É claro que voltei a inscrever me, na condição de a AC terminar aquilo este ano.

E depois das Dores 2017:


NUNCA MAIS VOU PARTICIPAR NESTES TRAILS LOUCOS!!!

11 comentários:

  1. Oh ET o que me ri com a frase "logo de inicio ataquei a minha posição habitual na classificação, que é o ultimo lugar, mas não foi fácil a concorrência era feroz!!!" ahahahahah

    Bem esse parece durinho! Eu nunca fiz nenhum mas (acho que já te disse) estou assim como que semi inscrita no mini trail do Zêzere (20k), já estou a ver o que me espera.

    No Domingo quando acabei a minha primeira Meia Maratona também passei a meta a pensar "Tão cedo não me meto noutra" e, pior ainda, "Dizem que depois da meia ficamos com o bichinho da Maratona?! Que se f*** a Maratona!" Ahahahahah mas já passou e obviamente vou seguir com o planeado e quero muito fazer a próxima Meia já em Dezembro :)

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou precisar de toda a sorte do mundo para domingo.
      E muitos parabéns pela meia maratona!!
      Esse do Zêzere deve ser bem duro. Treina e prepara te, não faças como eu...

      Eliminar
  2. Muito bom :) ... o que custa é bater a primeira vez com o cú no chão (desculpa lá, mas aqui na aldeia o termo certo é esse ... rabo ou traseiro é demasiado fofinho para andar a resvalar pelos trilhos ;) ) ... e pronto, decidiste fazer o curso todo batendo tb com a cabeça numa pedra :) ... tá feito, já sabes tudo sobre trail, morrer e ressuscitar para acabar, subidas difíceis, lagriminha no olho depois da conquista de uma cume ... tanta coisa boa, já viste :)
    Boa sorte no próximo, que voltes a ter essas experiências todas (o bater com a cabeça excluído) e mais algumas. Dá-lhe ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É já domingo... Entretanto fui tirando uns cursos de "como tralhar em provas de trail". Já estou quase perita em rebolar.

      Eliminar
  3. ET, tenho três palavras para ti: AL - CA - TRÃO! :)
    As Dores dizem-me muito sem nunca ter lá estado. Sabes que estava inscrito no ano passado? As razões para não ter ido nem foram propriamente não gostar de trails. O kit ainda chegou cá a casa mas foi depois desta prova que nunca mais tive interesse em provas do género.

    Não te consigo dar o apoio que dei nas Fogueiras, mas sei que te vai correr bem e vais conquistar aquela meta! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que me falam das dores, lembro me de ti, porque és o único com juízo...
      Vais lá estar comigo, podes ter a certeza!!
      **

      Eliminar
  4. Esse trail haveria de ter esse nome por alguma razão! :)
    Até à primeira queda uma pessoa não se pode considerar "batizada" em trilhos, portanto, essa fase já passaste! ;)
    Tudo a correr bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema é que sou uma mariquinhas... E estou sempre com medo de cair e de me magoar...

      Eliminar
  5. Uma prova bem perto de mim, mas que nunca fui. Parece que este ano se esmeraram na abertura de trilhos, deve estar giro. Espero que corra bem, força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu ias achar uma seca, tu fazes MIUTs e UTMBs!!! Fazias as Dores em meia hora... Eu espero fazer aqueles 17 km no máximo em 4 horas lol, vá 4,5... Hummm 5??

      Eliminar
  6. E eu que estava inscrita e não fui!... Fico à espera de saber como foi :)

    ResponderEliminar