terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A ET foi aos Abutres 2018 – Capitulo 1 versão Roady

Pois fui… Doente, com febre, tosse, dores de cabeça, mas fui. Levei roupa quente, paracetamol e borboletas na barriga…

Uns dias antes tinha andado numa azafama, a comprar camisolas térmicas para a neve (sim eu sou muito friorenta) camisolas polares, leggings para a neve, meias…

A mini ET não quis ir…
- É para estar à espera do pai??? Que seca, ele demora sempre tanto tempo… Não quero ir…
Na sexta-feira tivemos que fazer um desvio para a levar aos avós. No fundo foi um alivio para mim. Eu fico bem, sem comer, de pé ao frio, durante horas, mas ela não.

Chegamos a Miranda do Corvo por volta das 22.15 e digo vos que estava um frio de rachar…
Realmente aquela organização é da primeira divisão (assim como a organização dos Reis). Não tenho nada a apontar. Mostramos o CC e recebemos o saco com o dorsal e uma pulseira com a cor correspondente à prova, até os acompanhantes (aka Roadys) tinham uma pulseira branca.

As pulseiras


No saco do gajo (aka marido) estava uma linda t-shirt alusiva ao evento. Fiquei roída de inveja. Mas quando abri o meu saco vi que tinha um buff, não da Buff, mas ainda melhor, um buff dos Abutres, lindo, que eu baptizei como o buff oficial dos walkers (aka pessoas que praticam caminhadas duras na montanha). Mas sobre a caminhada, falarei depois…

Coisinha mai linda!!!

O gajo ficou cheio de inveja. Até me ofereceu dinheiro por ele, mas nem pensar este é meu (e foi bem merecido).
- Trail runner tem buff da Buff, não tem dos abutres, e tu já tens o teu buff da Buff… - Disse lhe eu!!

Buff da Buff


Depois desta discussão acesa, que podia perfeitamente ter dado em divorcio, fomos para a Lousã, onde tínhamos um quarto (miraculosamente marcado) na Pousada da Juventude.

No sábado de manhã cedo o pessoal do Ultra que estava na Pousada fez questão de acordar toda a gente… Obrigadinho!!!!
O gajo mesmo assim ficou a ronhar. Tive que o mandar levantar. Tinha que escolher a roupa e preparar a mala e as bebidas. É claro que ele não fez nada de véspera…

Eu calcei 2 pares de meias das quentinhas, vesti as leggings por baixo das calças de ganga, camisola térmica, camisola polar de gola alta, camisola polar e a sweat da equipa. Ainda levei o casaco, não fosse estar mesmo muito frio. Cachecol, mochila e os meus Merrells para dar umas corridinhas e estava pronta para a minha prova do dia... Ia ser duro.

Na zona de partida sentia se a ansiedade, estava cheia de pessoas de barba, bastões e buffs da Buff e havia um cheiro intenso a canfora... Acho que estava mais nervosa que o gajo... E se ele cai e magoa-se, e se eu não consigo estar nos abastecimentos quando ele passar...
Houve uma triagem para verem se ele tinha o material obrigatório, e começou a caminhada até à partida...
O speaker era um espanhol, não sei porquê...
1 minuto para a partida, o gajo dá me os óculos (já estão a perceber a minha preocupação, ele é pitosga e vai para os trilhos sem óculos), ultimas palavras de apoio e outras lamechices e eis que vai ele...
De repente faz se um silencio e começo a perceber que estou mesmo em Miranda do Corvo, ou dos corvos, pois o silencio era quebrado pelo som dos corvos... Até me arrepiei toda...

Estava na altura de ir para os autocarros. Estas subidas de autocarro pela serra, não são aconselhadas a cardíacos, nem a quem enjoa com facilidade... No caminho as ambulâncias... Cada uma que passa é menos um ano de vida que tenho... Fico apavorada com a ideia de que é o gajo que vai lá dentro...

Como houve muita gente que foi também para a serra e levou o seu carro, o autocarro teve que ficar bem longe do local onde os atletas passavam. E toca a subir a passo rápido, correr um pouquinho... Já se ouve o barulho do pessoal a apoiar.

A foto não faz justiça ao grau de fofice da descida...


Os atletas apareciam numa descida, daquelas fofas, propicias a bonitos tralhos. Vi umas quedas bem bonitas, mas o pessoal é rijo e levanta se logo.
Esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, desesperei, esperei, esperei, esperei...
E eis que vejo lá ao fundo um individuo de calças pretas e camisola azul... Era o gajo, finalmente o alivio. Lá desceu aquilo, deu um pequeno tralho e levantou se...

FORÇA GAJO!!!!

Finalmente viu-me (sem óculos é mesmo pitosga), e lá estava o sorriso rasgado, o sorriso que me sossega. Começo a correr a seu lado. Diz me que está bem e que está a gostar muito.

Estão bonitos, estão!!! Ténis novos e já estão assim...


Fiquei com ele no abastecimento. Comeu uma sopa, bebeu água... Trocamos mais umas lamechices e deixo o ir, com o coração apertado. Reparei que logo a seguir a este abastecimento há uma subida fofa...
Olho para o relógio, bolas não vai dar tempo para apanhar o próximo autocarro, tenho que dar uma corridinha. Queria ficar mais um pouco no abastecimento para ver chegar pessoal conhecido de outra equipa, mas o meu foco era o gajo...
Felizmente consigo apanhar o autocarro para Gondramaz. Novamente a enchente de carros não permite que o autocarro fique perto da aldeia.

Bolas Gondramaz é realmente um local mágico, mesmo cheio de gente.
Posiciono me num sitio estratégico, mas à sombra. Estava demasiado frio. Mesmo assim fiz questão de aplaudir todos os atletas que passaram. Houve um que estava em tronco nu... Ou a camisola tinha ficado algures toda rasgada ou é um homem muito calorento...
Passado uma horinha, achei que devia arranjar um spot que tivesse sol, então meti me mais para o interior do percurso.
Esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, desesperei, esperei, esperei, esperei... Desesperei mesmo, como a rede é escassa nem conseguia falar com o meu apoio habitual nestas situações, que costuma estar a ver o live traking... Desesperei tanto que nem reparei que estava cheia de fome. Mas a fome pode esperar, o gajo pode aparecer de repente, não há tempo de ir à mochila procurar algo para comer... Desesperei tanto que quase chorei, de medo, de aflição por estar ali parada ao sol, ele podia precisar da minha ajuda...
Finalmente apareceu, finalmente. Vi que vinha de rastos, o sorriso estava lá, mas era um sorriso para me sossegar. Fiquei tão feliz por vê-lo... Comecei a correr com ele até ao abastecimento, que era em frente à Casinha do México 💗...

A casinha...

Estava a ser uma prova muito dura. Tiveram uma subida muito perigosa e ele vinha muito cansado. Levou uma tareia. Comeu mais uma sopa (cheirava bem e eu estava cheia de fome), bebeu água, mais umas lamechices trocadas e lá vai ele. E lá fui eu para o autocarro. Finalmente pude comer o meu "almoço" e consegui sossegar o pessoal que estava preocupado.

Almoço de roady...


Na zona da chegada escolhi um ponto estratégico para o ver chegar. Estava no final de uma recta enorme que parece que não tem fim (como eu iria verificar no dia seguinte), e que cruzava à direita para a zona da meta. Sentei me no muro e comecei a apoiar os atletas que chegavam:

-Vá, está feita!!! Só mais uns metros!!!

- É só mais uma subidinha!!! (para quem vinha na cavaqueira)

Mais uma vez esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, esperei, desesperei, esperei, esperei, esperei... E eis que lá ao fundo vejo alguém de calças pretas e camisola azul, era ele. Ponho me de pé, em cima do muro e começo a acenar (bolas é mesmo pitosga).

Bolas, estou aqui!!!


Começo então a correr até ele. Vejo então o mais esperado, o sorriso... Ele vinha ainda mais cansado, a ultima parte tinha sido muito técnica e para terminar em beleza, parece que estiveram a patinar na lama.
E lá fomos os dois para a meta.

Já está, o gajo fez os Abutres e ficou com vontade de repetir...

A meta.


Sobre a caminhada, a rainha das caminhadas, posso já dizer que foi BRUTA!!! Mas terá que ficar para depois...


12 comentários:

  1. Boa, parabéns! Que inveja, deve ter sido mais um fim de semana brutal na Lousã! Quando disseste que em Gondramaz ele já vinha afanado até me arrepiei. Lembro-me bem daqueles 3 ou 4km super técnicos e depois o km de lama antes de chegar ao alcatrão! Mas por isso é que os Abutres são os Abutres..Agora bora lá caminhar!

    ResponderEliminar
  2. Ahhh pois, ainda levou uma mega tareia no fim, eu sei.
    Nem adivinhas por onde passou a caminhada?? Uma dica, a foto da casinha do México tirei a no domingo, durante a caminhada...
    Foi tão bom... Ia já amanha outra vez.

    **

    ResponderEliminar
  3. :):):) ... já alguma vez disse que gosto da tua escrita??? Não ... gosto meso muito. É divertida :) ... posto isto, até fiquei com um bocadinho de saudades dos abutres. Fiz isso há uns bons 4 anos e até á data nunca mais voltei em prova - pq em treino/passeio já voltei a fazer uma grande parte da Ultra. Essa vida de roady do trail não é fácil mas já vi que és uma pró.
    Parabéns aí ao gajo pitosga, que essa é pra duros (quer dizer, se até eu a faço, não é só para duros, há um ou outro banana com capacidade para acabar)

    P.S. Casinha do México ... até me admira o Filipe Torres ter deixado escapar essa deixa ... é que ele costuma ficar nessa casa :P ... boca pró barulho, sou mesmo um túmulo (aberto), não posso saber nada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, vindo de ti, fico lisonjeada... É que eu adoro os teus posts. São perfeitos para tornar o nosso dia mais divertido.
      É verdade, a casinha do México, que saudades... Já lá estiveste??
      **

      Eliminar
  4. Acredita que para quem vai num esforço dessa natureza, ir vendo a sua roady, é um poderoso boost! Parabéns aos dois! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Bem vejo que a cara dele até se ilumina quando me vê...

      **

      Eliminar
  5. Mais um grande texto que demonstra na perfeição o que sentiste durante o dia.
    Isto de ser o roady da roady é engraçado. :)
    ***

    ResponderEliminar
  6. Mais um fantástico relato, de uma fantástica aventura :) Não é fácil a vida de roady! Mas a malta que corre agradece mesmo :)

    Fiquei com uma dúvida... Quão pitosga é que ele é? É que isso parece-me meio perigoso! :/

    Ficamos à espera do relato da caminhada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No final do dia doía me a mão da quantidade de palmas que bati...

      Acreditas que isso nunca me tinha preocupado até aos Abutres, é que ele é mesmo pitosga.
      Caminhada não, Srª Caminhada...
      **

      Eliminar